Notícias
As diferenças de hotel, resort, pousada e outros meios de hospedagem
- Créditos/Foto:Divulgação
- 02/Outubro/2023
- Redação
O mercado de turismo oferece uma infinidade de meios de hospedagem, como hotéis, resorts, pousadas e por aí vai. O Ministério do Turismo brasileiro define as características de cada um deles, o que pode ajudar bastante o hóspede a entender o que esperar em cada serviço contratado.
Entre as opções disponíveis para se hospedar destacam-se:
- Hotel
- Pousada
- Resort
- Hotel Fazenda
- Cama e café (bed & breakfast)
- Hotel Histórico
- Flat / Apart-Hotel
Confira detalhes de cada uma delas.
Meios de hospedagem
No Brasil, o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) é a entidade pública responsável por avaliar estabelecimentos privados que oferecem serviço de acomodação. A vinculação dos locais com o órgão não é obrigatória, mas é ele que delimita em qual tipo o empreendimento se encaixa, bem como a categoria dos hotéis brasileiros.
Dessa forma, escolher um estabelecimento que seja vinculado ao SBClass pode garantir uma prestação de serviço condizente com o padrão nacional – seja na acomodação, comodidades ou atrativos do local. Ao todo, o Brasil conta sete meios de hospedagem.
Hotel
Este tipo de hospedagem é caracterizado por oferecer serviço de recepção e acomodações temporária e individuais de uso exclusivo do hóspede. A medida de cobrança é diária, podendo oferecer pacotes para períodos de estadia. Além disso, o serviço de alimentação é opcional.
De acordo com o SBClass, os hotéis podem ser classificados a partir de uma até cinco estrelas. Quanto melhor a avaliação do estabelecimento, mais comodidades ele deve oferecer.
Pousada
Construção horizontal e número máximo de 30 unidades são características das pousadas. De acordo com o SBClass, fica estabelecido o número mínimo de 90 leitos em cada meio desse tipo de hospedagem, além de serviço de recepção e alimentação. Prédio único com até três pavimentos, chalés e bangalôs são as variáveis encontradas nesses estabelecimentos.
Assim como o hotel, a pousada pode ter classificação entre uma e cinco estrelas. Serviços, comodidades e atividades de lazer aumentam de acordo com a avaliação do estabelecimento.
Resort
Este tipo de hospedagem segue as características do hotel, com alguns adicionais. Infraestrutura de lazer e entretenimento devem ser oferecidos aos hóspedes, além de serviços de estética, atividades físicas, recreação e acesso à área com natureza do próprio resort. É como se fosse um destino em si.
Diferentemente do hotel, a classificação deste estabelecimento inicia em quatro estrelas e vai até cinco. Os serviços considerados como básicos, de acordo com a SBClass, consideram comodidades no quarto e no estabelecimento como um todo.
Hotel Fazenda
A localização deste meio de hospedagem é a sua principal característica. Ele deve estar em ambiente rural, com a presença de animais de criação, vivência de campo e entretenimentos para diferentes idades. A classificação é bem abrangente, podendo ficar entre uma e cinco estrelas.
Cama e café (bed & breakfast)
Essa é uma classificação que a maioria das pessoas pode não conhecer, podendo ser associadas a serviços oferecidos no Airbnb. O SBClass estabelece até três unidades habitacionais, por hospedagem, para uso turístico. Além disso, café da manhã e limpeza por conta do proprietário são serviços requisitados nesta modalidade.
O estilo de hospedagem cama e café é classificado entre uma e quatro estrelas. Uma curiosidade é que não é exigido recepção 24h, entretanto, o anfitrião deve estar disponível aos hóspedes a qualquer hora do dia.
Hotel Histórico
Os meios de hospedagem que se enquadram nesta modalidade têm como características principais ficarem em locais que tenham sido palcos de fatos históricos-culturais, em sua forma original ou apenas restaurado. O poder público pode delimitar esses fatos ou até mesmo considerar a memória popular para atribuir o grau de importância do acontecimento.
O SBClass atribui de três a cinco estrelas à classificação para os hotéis históricos. Em alguns casos, eles podem se assemelhar a museus, tanto pela beleza quanto pela carga de conhecimento que carregam. Há vários hotéis históricos que valem a visita no Brasil.
Flat / Apart-Hotel
Em uma unidade hoteleira como esta, diferentes ambientes devem ser oferecidos aos hóspedes, de forma exclusiva. Dormitório, banheiro e cozinha são algumas delas. Além disso, a administração do local deve ser integrada a algum tipo de comércio e ainda contar com serviço de recepção, limpeza e arrumação.
A classificação de um flat ou apart-hotel fica entre três e cinco estrelas, de acordo com o SBClass.
Os resorts mais luxuosos do Brasil
Na galeria, veja alguns dos resorts mais luxuosos do País:
Dicas para planejar sua viagem
Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.
Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)
—
Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que têm ótimo atendimento e nunca me deixam na mão. Eles, inclusive, têm planos de eSim.
Onde pedir: America Chip
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: Civitatis