Notícias
Innsbruck: pontos de interesse da cidade alpina da Áustria
- Créditos/Foto:Ascher/Divulgação
- 27/Fevereiro/2018
- Paulo Basso Jr.
Encravada entre a Itália e a Alemanha, em um vale no território austríaco do Tirol, localizado no meio dos Alpes, Innsbruck parece uma cidade de brinquedo. Seus prédios baixos e coloridos complementam a paisagem local, sempre com a presença marcante das montanhas ao fundo.
LEIA MAIS: O QUE FAZER EM VIENA: ROTEIRO DE 4 DIAS
TRADICIONAL VALSA DE VIENA COMPLETA 150 ANOS
É durante o inverno, quando os Alpes estão cobertos de neve, que Innsbruck fica mais atrativa. Nessa época, é possível curtir o clima alpino e andar de ski, já que o local é um dos centros esportivos mais importantes da Áustria – já foi sede duas vezes da Olimpíada de Inverno, em 1964 e 1976, e tem como um de seus principais cartões-postais uma incrível pista de salto, chamada Bergisel.
Neste post você vai ler:
O que fazer em 1 dia em Innsbruck
Há diversos pontos de interesse em Innsbruck, mas é possível fazer quase todos eles em um dia.
O roteiro pode começar no centro histórico, onde se tem mais contato com o simpático povo local, que tem um jeitão meio italiano e adora conversar nos inúmeros (e deliciosos) bares e restaurantes que se descortinam pela região.
Goldenes Dachl
É nessa área que fica o Goldenes Dachl (Telhado de Ouro), monumento que deu fama à cidade em todo o mundo. Localizado no antigo edifício dos príncipes do Tirol, ele foi construído pelo imperador Maximiliano I, em 1500 e conta com 2.738 ripas de cobre banhadas a ouro. Não chega a ser uma obra espetacular, mas empolga por ser pitoresca.
Stadtturm e HeblingHaus
É só dar meia volta para enquadrar outros dois grandes símbolos da cidade: a Stadtturm, torre construída por volta de 1440, e a HeblingHaus, casa burguesa do século 15 que mistura estilos gótico e barroco.
Hofburg
Depois, a dica é seguir para o Hofburg, palácio imperial de decoração rococó que abriga salas imponentes e belas obras de arte.
Igrejas de Innsbruck
Catedral
Ainda no centro histórico, Innsbruck abriga uma imponente catedral, de 1722. Ao entrar na edificação, é interessante olhar o teto e observar os belos afrescos tridimensionais. Todo mundo tem a sensação de que o teto é abobadado e fica surpreso ao saber que ele é plano.
Hofkirche
Outra igreja que não pode faltar em um roteiro pela cidade é a Hofkirche, que abriga o mausoléu mais importante do império austríaco, o de Maximiliano I.
O corpo do imperador não está lá, e sim em Viena, a linda capital da Áustria, mas o túmulo de mármore negro é tão bonito que se transformou em uma atração.
Onde fazer compras em Innsbruck
Além de contar com belezas naturais e históricas, Innsbruck é um importante centro de compras e lazer. A principal rua comercial da cidade é a Maria-Theresien Strasse.
Lá, símbolos tradicionais da capital do Tirol, como o Triumphpforte, arco do triunfo feito em 1765 pelo imperador Leopoldo II, convivem em harmonia com lojas de grife e galerias modernas.
Hofgartem – o jardim de Innsbruck
Bem pertinho da Maria-Theresien Strasse fica o Hofgartem, jardim barroco que, no verão, vive lotado após às 22h. No perímetro do jardim, próximo ao Rio Inn, que deu nome a cidade, há também uma série de bares e baladas onde se pode curtir a noite.
Estação de ski
Se sobrar tempo, não deixe de ir até a montanha Nordpark. Para chegar lá, basta pegar um trenzinho. No inverno, o pico de 2.286 m de altitude fica coberto de neve e oferece diversas atrações do lazer, além da magnífica vista.
Reportagem adaptada de original publicada no livro 50 Lugares Inesquecíveis de Inverno, da Editora Europa, parceira do Rota de Férias.