Destino
Roma
- 02/Abril/2018
- Paulo Basso Jr.
Serviços
B&B Arco del Lauro
Situado em Trastevere, onde rola a noite mais agitada de Roma, esta pousada tem quartos simples, porém confortáveis e com atendimento de primeira.
Al Centro di Roma
Simpático bed and breakfast situado entre o Pantheon e a Piazza Navona.
Hotel Locarno
Localizado a poucos passos da Piazza del Popolo, tem um belo jardim, onde é servido o café da manhã nos dias quentes do ano.
Portrait Suites
Este hotel é para quem procura luxo. Oferece tours exclusivos, como o itinerário de arte, em que o guia particular pode ser um arqueólogo ou um especialista em história da arte.
La Trattoria de Gli Amici
Nesta simpática casa de Trastevere você pode provar uma deliciosa burrata de entrada antes de encarar as massas leves servidas "aos amigos".
Trattoria Da Lucia
Simpática cantina de Trastevere, onde é possível comer boas massas em um ambiente tipicamente romano.
Pizzeria Baffetto
Não dá para sair de Roma sem comer uma boa pizza. Nesta casa você encontra ótimas redondas. Só abre à noite e fica perto da Piazza Navona.
Galeassi
Dificilmente você encontrará uma lasanha mais saborosa do que a servida neste restaurante de Trastevere. Todas as massas servidas por lá, por sinal, são deliciosas.
Hosteria Cannavota
Entre as especialidades, linguine alla reviglio (massa com molho de tomate e camarão) e peixes grelhados.
Fiaschetteria Beltrame
Prove a alcachofra temperada com hortelã e o bucatini cacio e pepe (espécie de espaguete mais grosso, feito com creme de queijo e pimenta), além de carnes, peixes e vinhos biológicos.
Enoteca Buccone
Loja de vinhos onde são servidos, todos os dias, deliciosos almoços, e, às sextas e aos sábados, jantares típicos.
Il Gelato di San Crispino
Esta é a famosa sorveteria do livro Comer Rezar Amar. Fica próxima à Fontana di Trevi.
Roteiro
O que fazer em Roma (Itália)
Roma Antiga
- Como no filme Para Roma, Com Amor, de Woody Allen, comece o roteiro por uma das principais atrações de Roma: o Monumento Vittorio Emanuele, localizado na Piazza Venezia, que mais parece um bolo de noiva.
- Siga a pé para o Mercado e para as Colunas Traianas, onde você verá as primeiras ruínas da viagem, uma das melhores coisas para fazer na cidade.
- Caminhe pela Via dei Fori Imperiali, da qual é possível avistar o Coliseu, uma das principais atrações de Roma. Antes de chegar nele, você verá, à direita, o Foro Romano, centro do antigo império. Entre, visite todas as ruínas e suba ao Monte Palatino para ter Roma Antiga aos seus pés.
- Caminhe até o Coliseu e, quando parar de babar diante dele, espie o Arco de Constantino, que fica lá pertinho.
- Entre no Coliseu e aproveite cada minuto lá dentro. Esse é, sem dúvida, um dos melhores lugares de Roma
- Caminhe pela Via di San Gregorio para ver o Circo Maximo.
- Caso tenha pique, encaixe no roteiro algumas das igrejas interessantes que ficam nos arredores, como a Basilica de Santa Maria in Cosmedin, onde encontra-se a Bocca della Verità, do outro lado do Circo Máximo; a Basilica di San Giovanni in Laterano, que é lindíssima; e, mais próxima ao Coliseu, a San Pietro in Vincoli, onde está o Moisés de Michelangelo.
- Vai aí uma das grandes dicas de Roma: à noite, passeie em Trastevere, o bairro boêmio da cidade, onde há vários (e ótimos) bares e restaurantes.
O que fazer em Roma (Itália)
Pantheon e Fontana di Trevi
- Entre os lugares para visitar em Roma se destaca o Pantheon, onde, sob uma escultura de Lorenzetto a Madonna, de 1524 -, está enterrado o pintor Rafael.
- Vá a pé até o Templo de Adriano, que ostenta grandes colunas na fachada.
- Conhecer Roma também significa visitar as lojas da Via del Corso, onde fica a famosa Galeria Alberto Sordi,
- Siga até a Fontana di Trevi e dedique um bom tempo para conseguir chegar à beira da fonte e tirar boas fotos, já que o lugar está sempre lotado.
- Caminhe sem pressa pelas ruas ao lado da Fontana e aproveite para tomar um sorvete na Il Gelato di San Crispino (Via della Panetteria, 42), eternizada no livro Comer, Rezar, Amar, e dar de cara com o Palazzo del Quirinale, residência do presidente da república
- Na hora de planejar o que visitar em Roma à noite, não deixe de incluir a Fontana di Trevi. Iluminada, ela fica ainda mais bonita. E dá para aproveitar para jantar nos arredores.
O que fazer em Roma (Itália)
Vaticano
- Quanto mais cedo você chegar ao Vaticano, mais aproveitará. Por volta das 8h, a Basílica de São Pedro está relativamente vazia. Uma boa dica é usar trajes conservadores para não ter problemas na porta.
- Passeie pela Praça de São Pedro e confira a simetria das colunas que a cercam.
- Na basílica, veja a Pietà, de Michelangelo, logo após a entrada, à direita. Ande sem pressa conferindo cada detalhe da igreja, que reúne diversas obras de arte.
- De elevador ou encarando os mais de 500 degraus da interminável escada, visite a cúpula. A vista é sensacional.
- Vá à tumba dos papas.
- Siga para os Museus do Vaticano. Olhando para a basílica a partir do centro da praça, ele fica na saída à direita. Siga os muros por cerca de 15 minutos.
- Se você gosta de arte, passará no mínimo quatro horas por lá e achará pouco. E mesmo que não goste, levará cerca de duas horas para passar por todas as salas, conferir as principais obras e chegar à Capela Sistina, que fecha o circuito com chave de ouro.
- Caso tenha pique (e tempo) ao sair do Vaticano, siga pela Via della Conciliazione até chegar ao Castelo Sant’Angelo. Dá para entrar nele, subir ao terraço e fazer fotos clássicas de Roma.
- Apesar do cansaço, talvez seja irresistível voltar a Trastevere para mais uma noite. Aproveite para visitar a Basilica di Santa Maria Maggiore.
O que fazer em Roma (Itália)
Piazzas
- Tire o dia para visitar as fantásticas piazzas, grandes pontos de interesse de Roma.
- Comece pela Navona, cuja forma se assemelha à dos antigos estádios de Roma. Aprecie os artistas pintando ao lado das fontes, sente nos cafés e faça fotos do belíssimo Palácio Pamphili, sede da Embaixada do Brasil na Itália.
- Siga de táxi, ônibus ou mesmo a pé até a Piazza di Spagna, onde é possível passar horas em sua esplendorosa escadaria.
- Para quem gosta de lojas de grife, um dos melhores lugares de Roma é a Piazza di Spagna e seus arredores, sobretudo nas vias dei Condotti e Bocca di Leone
- Vá até a Piazza del Popolo, onde fica a igreja de Santa Maria del Popolo, que abriga obras de vários artistas, como Caravaggio.
Na hora de montar um roteiro em Roma, consulte também o site oficial de turismo da cidade.