2 DIAS EM TURIM


CIDADE NO NORTE DA ITÁLIA MISTURA NA MEDIDA CERTA O MEDIEVAL COM O MODERNO

1 º dia +

Mapa da sua rota

Aproveite o centro e conheça as famosas igrejas

– Não queime a largada e vá atrás dos museus que marcam a cidade. Aproveite para conhecer o centro e desfrutar as delícias locais. Comece seu tour pela Via Roma, onde fica uma gama de restaurantes, lojas, cafés e sorveterias.

– Aproveite para comprar duas delícias que são a cara de Turim: Gianduiotti, chocolate feito com farinha de avelãs torradas, e Licor de Bicerin, licor de chocolate que pode até ser encontrado em garrafas com formato do Mole Antonelliana. Escolha um dos muitos restaurantes da Via Roma e pare para almoçar.

– Vá até a Catedral de Turim. A igreja é conhecida por guardar o Santo Sudário. Embora a verdadeira peça de linho que teria envolvido o corpo de Jesus Cristo seja exposta apenas a pedidos do Papa, uma réplica está disponível para o público diariamente. A arquitetura que mistura toques renascentistas e barrocos é um show à parte.

– Outra igreja que vale a visita é a Basílica de Superga. Localizada no alto das colinas, em dias sem névoa, de seu topo é possível ter uma linda vista da cidade.

– Se ainda tiver pique, aproveite a noite para dar um passeio ao longo do Rio Pó. Da margem é possível avistar diferentes pontos turísticos de Turim, como o Castello del Valentino e o Borgo Medievale.

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.
2 º dia +

Mapa da sua rota

Tire o dia para os icônicos museus

– Comece o dia indo diretamente para o símbolo de Turim, o Mole Antonelliana. Com  167,5 metros de altura, o local possui um elevador panorâmico que sobe 85 metros e exibe uma vista lindíssima da cidade e dos Alpes.

– Na base também funciona o Museu Nacional do Cinema Italiano, que reconhece grandes nomes da arte italiana, como Sophia Loren e Marcello Mastroianni.

– A próxima parada desse dia cultural deve ser o Museu Egípcio. Com 10 mil metros quadrados, ele possui mais de 3.500 artigos vindos diretamente do Cairo, no Egito. Lá, é possível admirar tumbas, múmias, sarcófagos, estátuas e objetos do antigo povo, além de conhecer seus hábitos.

– Para finalizar o dia, se você ainda tiver fôlego, visite o Museu do Automóvel de Turim. Durante o percurso, estão expostos desde o primeiro modelo a vapor até os atuais carros de Fórmula 1. Todos são caracterizados por cenários que ilustram a época de cada um.

* Todos os roteiros indicados foram visitados pela equipe de reportagem do Rota de Férias.

Serviços

Restaurantes+

Stefano Fanti al Ristorante il Circolo dei Lettori (http://www.circololettori.it/il-ristorante)

Típico restaurante piemontese, tem um menu degustação que vale cada centavo e uma ótima cartela de vinhos. A arquitetura do prédio do século XVIII dá um show à parte. Está localizado próximo a Via Roma.

Tre da Tre (http://www.tredatre.it)

A especialidade da casa são as deliciosas pizzas no estilo napolitano. Também servem pratos para quem quiser uma refeição completa. Durante o verão, as mesas ficam dispostas no meio da rua para aproveitar o clima da cidade.

Ciacci Gelato (http://www.ciaccigelato.it)

O saborosíssimo gelato de crema di sale é o carro-chefe do lugar. Se você não curte muito o caramelo de sal, a gelateria serve sabores mais comuns, como morango e chocolate – ambos tão gostosos quanto o primeiro.

Hotéis+

Turin Palace Hotel (http://www.booking.com/hotel/it/turin-palace.pt-br.html)

Bem localizado próximo a Via Roma, o hotel possui quartos espaçosos, arrumados e com bebidas gratuitas no frigobar. O café da manhã é farto e tem até opções sem glúten. Conta com spa, piscina e Wi-Fi gratuito. O simpático atendimento é um bônus.

Grand Hotel Sitea (http://www.booking.com/hotel/it/grandhotelsitea.pt-br.html?aid=356986;label=gog235jc-hotel-XX-it-grandhotelsitea-unspec-br-com-L%3Axb-O%3AwindowsSnt-B%3Afirefox-N%3AXX-S%3Abo-U%3AXX;sid=fbd815fb11876019f02671673fa18d3f;dist=0&sb_price_type=total&type=total&)

Com arquitetura clássica, este hotel está localizado próximo ao Museu Egípcio, o que permite a seus hospedes visitarem vários pontos turísticos a pé. Seus quartos são confortáveis e bem mobiliados. O café da manhã é farto e o restaurante tem uma excelente carta de vinhos.

B&B Carlo Alberto (http://www.booking.com/hotel/it/bed-amp-breakfast-carlo-alberto-torino.pt-br.html?aid=356986;label=gog235jc-hotel-XX-it-bedNampNbreakfastNcarloNalbertoNtorino-unspec-br-com-L%3Axb-O%3AwindowsSnt-B%3Afirefox-N%3AXX-S%3Abo-U%3AXX;sid=fbd815fb11876019f02671673fa18d3f;dist=0&sb_price_type=total&type=total&)

Este Bed and Breakfast tem quartos espaçosos com belas decorações. Wi-Fi de ótima qualidade e um delicioso café da manhã são os outros destaques do local. O B&B é gerido por um atencioso anfitrião que está sempre disposto a dar dicas para quem quer desvendar Turim.

DICAS+

Mole Antonelliana

O Mole Antonelliana, que abriga o Museu Nacional do Cinema Italiano em seu interior, faz a manutenção do edifício todas as terças-feiras. Isso significa que ele não abre neste dia da semana. Então, programe-se para não chegar ao local e encontrar as portas fechadas.

Booking.com