Notícias
Culinária portuguesa: conheça os doces típicos do centro de Portugal
- Créditos/Foto:Divulgação
- 02/Outubro/2018
- Redação
Provar novos sabores é parte essencial de uma viagem, assim como comer bem. A culinária portuguesa oferece sabores únicos. Por isso, o centro de Portugal tem ganhado destaque no cenário do turismo mundial com restaurantes premiados, gastronomia de alto nível e pratos típicos deliciosos.
A cozinha rica e versátil da região apresenta bacalhaus, leitões e os famosos queijos da Serra da Estrela. Porém, são os doces locais que estão conquistando cada vez mais visitantes pelo estômago, principalmente as receitas tradicionais.
Culinária portuguesa: doces
Entre os mais conhecidos estão os ovos moles de Aveiro, que contam com ingredientes simples: água, açúcar e gemas de ovos. O doce de sabor intenso é herança de habilidosas freiras, que faziam verdadeiros milagres nas cozinhas dos conventos portugueses, e acabaram criando algumas das sobremesas mais famosas do país. Bem próximo dali, na cidade de Ovar, há um pão de ló típico irresistível.
LEIA MAIS: VIAGEM PARA PORTUGAL: PREÇOS, ROTEIROS E DICAS
10 VINHOS DO ALENTEJO PARA PROVAR EM UMA VIAGEM A PORTUGAL
Outro bom exemplo é o singular salame de chocolate, perfeito para um lanche da tarde. A iguaria é feita com bolacha Maria, manteiga, açúcar, chocolate em pó e gemas de ovos.
Pastéis de Tentúgal
Coimbra, um dos principais destinos do Centro de Portugal, guarda quitutes como os refinados pastéis de Tentúgal e as Queijadas de Pereira, que têm aquela qualidade das comidas feitas em casa. Já em Leiria, é preciso experimentar as brisas de lis, que deram origem ao quindim brasileiro, embora a base seja de amêndoas, e não coco.
Doces mais modernos também têm vez na região. Viseu tem chocolates artesanais em trufas, bombons e barras que derretem na boca. Aveiro conta com a Fabridoces que, além de produzir as receitas tradicionais, faz sorvetes. Leiria, por sua vez, é lar da primeira Nutelleria de Portugal.
Por fim, o “beija-me depressa” de Tomar é outra receita que tem os ovos como ingrediente principal, sendo envolto por açúcar de confeiteiro. O quitute é popular no país inteiro, principalmente no Dia dos Namorados português, comemorado no dia 14 de fevereiro.