Crédito: Turismo do Centro de Portugal

5 castelos para conhecer no Centro de Portugal

28 de agosto de 2018

Por Maria Beatriz Vaccari

O Centro de Portugal abriga diversos monumentos impressionantes, que variam de igrejas a castelos medievais e conventos. O escritório de turismo da região portuguesa separou uma lista com as mais belas construções do pedaço. Confira:

LEIA MAIS: CENTRO DE PORTUGAL: CONHEÇA AS MARAVILHAS DA REGIÃO
DICAS PARA QUEM VAI VIAJAR PARA PORTUGAL A DOIS

5 castelos no Centro de Portugal 

Almourol

Considerado um dos mais bonitos de Portugal, o Castelo de Almourol fica numa pequena ilha escarpada em meio ao rio Tejo. É um monumento medieval que relembra a história da Ordem dos Templários e da Reconquista. A visita vale ainda mais a pena porque, para chegar lá, é preciso fazer um curto passeio de barco.

Turismo do Centro de Portugal
Castelo no centro de Portugal

Ourém

Em Portugal, esta foi uma das mais inovadoras obras de arquitetura militar do século 15. Imponente, é uma construção de respeito, tendo sido lar dos Condes de Ourém durante um período. Como fica no topo de uma colina, o castelo é visível de toda a cidade.

Leiria

Marcante na paisagem de Leiria, este castelo é um espaço agradável para passear, já que tem mais de uma atração. Entre as principais, a Igreja de Nossa Senhora da Pena, os antigos Paços Reais, a torre de menagem e, principalmente, a maravilhosa vista da paisagem.

Tomar

É uma importante estrutura militar portuguesa. Mais que isso, no entanto, conta um momento único da história do país, já que suas muralhas abrigam também o Convento de Cristo, sede de uma das ordens religiosas e militares mais emblemáticas do mundo: os Templários.

Turismo do Centro de Portugal
Castelo no Centro de Portugal

Sortelha

Na fronteira com a Espanha, esta construção foi importante para a defesa do território português no período medieval, já que sua posição permitia o controle de todo o vale. Suas muralhas cercam a parte de Sortelha conhecida como “aldeia velha”, onde estão diversas casinhas charmosas, todas construídas em granito.