A capital britânica pode ser um destino surpreendente. Diversos passeios alternativos em Londres podem agradar quem deseja fugir do tradicional. Museus, um pântano e até um café com gatos podem agradar os viajantes que desejam conhecer outros locais da cidade.
Volta ao passado
A Londres antiga pode ser vivenciada no London Mithraeum, um templo romano descoberto numa escavação após a II Guerra Mundial. No local foram encontrados mais de 600 artefatos da civilização romana, incluindo a mais antiga escrita em tabuleiros já estudada por arqueólogos.
Construído ao longo de um dos rios perdidos de Londres, o Walbrook, o templo seria levado para um novo local. Porém, acabou devolvido ao endereço original e fica aberto ao público na sede europeia da Bloomberg.
Outra ideia é transportar-se para a Londres da época da guerra, visitando os Churchill War Rooms. Trata-se do bunker subterrâneo a partir do qual Winston Churchill coordenou as forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial, conduzindo-as à vitória.
Museus londrinos
Londres abriga o Natural History Museum, lar de 80 milhões de espécimes, de um esqueleto humano de 9 mil anos, e um meteorito de 4,5 bilhões de anos. Já o Museum of London conta toda a história desta cidade, de 450 mil a.C. até os dias de hoje.
Para uma pitada do lado sombrio da época vitoriana, Jack the Ripper Museum tem cenas recriadas no centro de Whitechapel durante os anos de terror do serial killer nunca identificado.
Curiosidades do mundo animal no fazem parte do Grant Museum of Zoology. Cerca de 68 mil espécimes cobrem todo o reino animal. Há achados como o esqueleto de um quaga – uma espécie extinta de zebra -, ossos de um pássaro dodo e um vidro cheio de toupeiras preservadas em conserva.
Vida selvagem
Há também vida selvagem viva. Um pântano preservado e rico de natureza pode ser uma opção no noroeste de Londres. O Woodberry Wetlands é um pântano onde originalmente era a represa Stoke Newington East Reservoir. Ele foi reocupado por vida selvagem, incluindo aves aquáticas, tritões (um tipo de salamandra), morcegos e borboletas.
Passeios exóticos
Em Highgate, está o lugar de descanso final de Karl Marx e George Michael (sua sepultura está fechada ao público) no Highgate Cemetery. Construído nos tempos vitorianos, ele é famoso pelos túmulos gigantes e elaborados. É possível explorar também o mais novo East Cemetery de forma independente ou fazer uma visita guiada ao original (e de arquitetura mais impressionante) West Cemetery.
Para ver algo verdadeiramente exótico, vá até a House of Dreams, uma coleção ímpar de itens encontrados pelo artista Stephen Wright. Suas lembranças pessoais e objetos coletados incluem cabeças de bonecas, tampas de garrafa, dentes falsos e perucas, expostas de uma forma colorida e inusitada em sua casa em East Dulwich.
LEIA MAIS: DESCUBRA QUAIS SÃO OS MELHORES PUBS DE LONDRES
AS LOJAS PREFERIDAS DA MONARQUIA EM LONDRES
No God’s Own Junkyard, em Walthamstow, você vai encontrar uma coleção de arte neon, com criação e curadoria do finado designer Chris Bracey. São placas, sinais, cartazes de filmes e cenários, tudo em neon. Aberto ao público como uma homenagem à sua vida, o local tem peças para comprar, alugar ou simplesmente encantar por seu efeito caleidoscópico brilhante.
Gatos e café
Comer fora não precisa ser um caso sério em Londres. Tome um café em Lady Dinah’s Cat Emporium no badalado leste londrino e sente-se com um companheiro de quatro patas. Nesse café, você relaxa com uma bebida quentinha, um bolo fresquinho e gatos fofinhos (e de verdade).
Se você prefere uma opção fria e crocante, visite o Cereal Killer Café, onde toda refeição lembra o café da manhã, com tigelas de cereais que variam do Coco Pops ao Lucky Charms.