Crédito: Divulgação/Centro de Portugal

5 cidades de Portugal para ir além de Lisboa e Porto

28 de fevereiro de 2018

Por Leo Alves

Por mais que Lisboa e Porto sejam os locais mais populares, há outras boas opções de cidades de Portugal na região central do país. Tanto que, em 2017, a atividade turística no local registrou um crescimento de pernoites de 14,2% em relação ao ano anterior.

LEIA MAIS: PRECISA DE VISTO PARA PORTUGAL? VEJA A LISTA DOS PRINCIPAIS PAÍSES
LISBOA: TUDO SOBRE A NOVA CENA DA CAPITAL PORTUGUESA

Confira algumas cidades do pedaço que podem ser visitadas no esquema bate-volta ou até merecem um peronite. Tudo para deixar a sua viagem a Portugal ainda mais especial.

Cidades de Portugal para visitar

Nazaré

Divulgação/Centro de Portugal
Surfe em Portugal

A cidade de Nazaré é conhecida pela prática do surfe. Tanto que recentemente a brasileira Maya Gabeira pegou uma onda de 24 metros em janeiro de 2018. Isso pode valer o recorde de maior onda surfada por uma mulher no Guinness Book. O feito ainda será avaliado pelo júri do livro

A cidade litorânea, no entanto, não conta com atrações apenas para quem está em busca de aventuras no mar. Nazaré também é conhecida pela beleza de suas praias e é um bom refúgio para relaxar em família.

Coimbra

Divulgação/Centro de Portugal
Universidade de Coimbra |Divulgação
Universidade de Coimbra

A Universidade Coimbra é uma das mais antigas do mundo e é um dos principais pontos de interesse da cidade. Patrimônio Mundial da Unesco, a entidade tem muitos alunos brasileiros – estima-se que 10% do total. O mais interessante é que é fácil reconhecê-los pelas ruas, já que todos usam capas pretas.

 Divulgação/Centro de Portugal
O traje acadêmico é um dos símbolos da tradição universitária em Coimbra

A instituição aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enen) como forma de admissão. Mas se você não quer ir até lá apenas para estudar, aproveite para visitar a biblioteca da Universidade da Coimbra, uma das mais lindas do mundo.

Aveiro

Divulgação
Ria de Aveiro

Conhecida como “Veneza Portuguesa”, Aveiro tem como principal destaque a ria (braço de mar que avança sobre escarpas altas para a costa) que molda a paisagem local. A beleza do cenário impactou até mesmo Caetano Veloso, que compôs a faixa “Menina da Ria”, brincando com “Menino do Rio”, também de sua autoria.

LEIA MAIS: ROTEIRO COMPLETO DE 1 DIA EM CASCAIS E ESTORIL
BATE-VOLTA A PARTIR DE LISBOA: 1 DIA EM SINTRA

Óbidos

Óbidos tem um lindo castelo e ruas charmosas, repletas de casas com flores na fachada. Muito desse esmero se explica pelo fato de que, por 600 anos, Óbidos foi gerida por mulheres.

Rua de Óbidos, em Portugal

É que, em 1228, o lugar já era tão especial que o rei Dinis fez dele o presente de casamento à mulher, Isabel. O comando da vila por mulheres virou tradição monárquica e durou até o século 19.

Óbidos é um bom lugar para comer, relaxar e tomar a famosa ginjinha de Portugal. Vale a pena ir até lá em um bate-volta desde Lisboa. Assim como ocorre com Fátima.

Fátima

Santuário de Fátima, em Portugal

Fátima atrai muito peregrinos. O local conta com uma enorme santuário, que começou com uma capelinha no local onde, em 1917, as crianças Lúcia, Jacinta e Francisco teriam tido uma visão de Nossa Senhora, e hoje ocupa uma área com o dobro do tamanho da Praça de São Pedro, no Vaticano.