Notícias
Gabriela, do blog Gaby no Canadá, conta como está a retomada do turismo no país
- Créditos/Foto:Divulgação
- 22/Julho/2020
- Luchelle Furtado
O Canadá adotou diversas medidas de segurança com o objetivo de controlar o surto do novo coronavírus. Enquanto as províncias e os pontos turísticos foram fechados, unidades de saúde ampliaram os testes para detectar infectados e, consequentemente, isolá-los. Por conta disso, o país está praticamente sem casos de mortos pela covid-19 nas últimas divulgações diárias, o que não ocorria desde março.
Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.
Mesmo com os bons resultados anunciados, o fato é que a situação do turismo no Canadá pós-pandemia é incerta. Recentemente, o país começou a abertura gradual de alguns destinos, mas a volta a normalidade está longe de ser conquistada.
Para Gabriela Ghisi, brasileira que mora no Canadá e escreve em um site dicas para quem quer passear e viver no país há 10 anos, dona do blog Gaby no Canada, o golpe no turismo local, assim como em todo o mundo, foi forte. “A ficha caiu quando os pontos turísticos começaram a fechar. Tivemos receio em marcar férias e fazer planos para o verão, mas não imaginávamos que o surto afetaria o mundo da maneira que ocorreu”, afirma.
Confira a entrevista de Gabriela concedida ao Rota de Férias.
LEIA MAIS: COMO ESTÁ SENDO A REABERTURA NOS PRINCIPAIS DESTINOS DE INVERNO DO BRASIL
BRASILEIROS DO BLOG CULTUGA FALAM SOBRE A REABERTURA DO TURISMO EM PORTUGAL
Turismo no Canadá pós-pandemia
Após alguns meses de quarentena, determinados países estão afrouxando algumas medidas de isolamento social. De que modo isso vem acontecendo no Canadá?
O Canadá está com menos de 200 casos por dia, e cada província está com restrições diferentes. Em Toronto, onde moro, estamos na fase dois de abertura, e as principais atrações turísticas da cidade estão voltando a receber visitantes, embora com restrições. A CN Tower – principal ponto turístico local – abriu recentemente, mas não posso dizer que está tudo voltando ao normal.
O que fazer para atrair turistas futuramente, já que, no momento, apesar das reaberturas, a situação ainda é de medo e cautela?
Difícil responder. As fronteiras do Canadá ainda estão fechadas para os Estados Unidos, e a quarentena obrigatória de quem entra no país se estendeu até o final de agosto. Acho que, diante das medidas cuidadosas que vêm sendo aplicadas por aqui, não será difícil as pessoas almejarem vir para cá quando uma solução para a doença for alcançada.
Como você enxerga a obrigatoriedade de usar máscaras, a necessidade de medir a temperatura e outras medidas que vêm sendo adotadas na reabertura do turismo?
Medidas como essas vêm sendo tomadas em todo o Canadá. Já faz algumas semanas que as máscaras, por exemplo, passaram a ser obrigatórias em diversos lugares fechados em Toronto. Acredito que essa seja uma atitude importante no momento.
Caso a situação perdure por mais tempo, como você enxerga a retomada do turismo de forma geral?
Acredito que ainda vai demorar para as pessoas fazerem turismo como antes. Já li várias reportagens que projetam entre quatro e cinco anos de “pausa” no turismo, até que a nova normalidade seja estabelecida. Realmente não sei o que esperar por enquanto.
É possível aproveitar o turismo no Canadá com plataformas onlines? O que você recomenda para os brasileiros nesse sentido?
Todos os museus têm tours online, e as atrações se reinventaram para atrair os turistas durante os estágios iniciais da doença, quando as pessoas realmente não saíram de casa. No meu blog, escrevi vários textos a respeito de como aproveitar Toronto de outra forma, bem como apontei inúmeras possibilidades de turismo online.
Viagem para o Canadá: principais destinos
Fazer uma viagem para o Canadá é o sonho de muitos brasileiros. O país abriga uma série de destinos lindos, que ostentam desde belos cenários naturais até metrópoles cosmopolitas.
Na costa oeste, por exemplo, é possível visitar locais como Vancouver, Banff e Whistler, que já foi sede da Olimpíadas de inverno. Já na costa leste, vale a pena incluir Toronto, Montreal e Niaga Falls no roteiro.
Veja aqui fotos de destinos do Canadá que podem ser visitados quando for possível ir ao país: