Notícias
Turismo gastronômico está em alta entre os jovens; veja as cidades favoritas
- Créditos/Foto:VisualHunt
- 29/Junho/2018
- Redação
Um estudo realizado pela Tasty Travels, promovido pela Hoteis.com, revelou que o turismo gastronômico está em alta entre os jovens. O levantamento foi realizado com nove mil pessoas nascidas após 1980 (geração millennial) em 29 países.
LEIA MAIS: HONG KONG OFERECE BOA GASTRONOMIA E PASSEIOS CULTURAIS
FÉRIAS EM IBIZA: PASSEIO DE BARCO, FESTAS E GASTRONOMIA
Turismo gastronômico lidera
Segundo a pesquisa, mais da metade dos millennials brasileiros (62%) admitem que a culinária local é o fator mais importante na escolha do destino de suas viagens. Em seguida estão as praias (56%) e os espaços culturais (21%). As opções de compras (15%) figuram entre os fatores menos importantes.
Além disso, a pesquisa revela que as novas gerações estão ainda mais concentradas em saborear iguarias locais durante as férias (59%) do que visitar praias e piscinas no destino (40%) ou explorar opções ao ar livre (12%).
LEIA MAIS: FESTIVAIS GASTRONÔMICOS AGITAM FÉRIAS DE JULHO NO BRASIL
TURISMO GASTRONÔMICO: CONHEÇA OS SABORES DO PERU
A paixão pela comida está acima até dos amigos. De acordo com o estudo, 81% dos entrevistados admitem que preferem postar fotos de lindos pratos do que de seus próprios colegas (22%) no Instagram. Em uma semana de férias, os millennials postaram, em média, 133 fotos. Porém, curiosamente, apenas um quarto delas foi de receitas realmente experimentadas.
O levantamento da Hotéis.com também apontou que a pizza (54%) é a opção preferida dos millenials para fotos nas redes sociais, seguida por sobremesas como donuts e milkshakes diferentes (22%), e hambúrgueres e cervejas (29%).
Os jovens turistas também não têm medo de se arriscar nos pedidos. Um em cada cinco afirmaram que amariam experimentar sabores “estranhos”, como pé de galinha (18%) e sorvete de alho (19%).
A pesquisa da Tasty Travels também revelou que os millennials brasileiros preferem experiências gastronômicas refinadas em restaurantes premiados (32%) em vez de comida de rua local (13%) em suas viagens. As experiências culinárias estão tão em alta que 74% dos turistas as apontam como as principais lembranças de férias passadas, superando atividades mais radicais (18%) e até mesmo companheiros de viagem (13%).
Turismo gastronômico: top 7 cidades
De acordo com o estudo, Paris, Tóquio e Roma lideram a lista dos melhores destinos do mundo para comer. Confira quais foram as sete melhores colocadas.
- Paris (27%)
- Tóquio (23%)
- Roma (22%)
- Londres (21%)
- Nova Iorque (16%)
- Barcelona (16%)
- Madrid (14%)