Crédito:

Festivais gastronômicos agitam férias de julho no Brasil

19 de junho de 2018

Por Thalita Ribeiro

Passar as férias de julho no Brasil pode ser uma boa oportunidade para explorar diferentes receitas e sabores. Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia e São Paulo são alguns dos estados que prometem agitar o próximo mês com festivais gastronômicos.

LEIA MAIS: 8 DICAS SOBRE O QUE FAZER NAS FÉRIAS ESCOLARES
ACAMPAMENTO DE FÉRIAS: FUTEBOL E GASTRONOMIA NO PERALTAS

Férias de julho no Brasil é convite à gastronomia

As férias de julho no Brasil podem ser incrementadas com pratos veganos, vegetarianos, espaços para famílias e workshops com chefs. Conheça sete festivais gastronômicos que prometem agitar o País no próximo mês:

Divulgação

Diversos doces compõem o cardápio de sobremesas dos eventos

Rio de Janeiro

O Festival Gastronômico de Búzios, que rola entre os dias 6 e 15 de julho em 80 restaurantes da cidade, oferece pratos veganos e vegetarianos. É possível optar por pratos de degustação, ideais para quem quer provar um pouquinho de tudo. Os preços variam de R$ 15 para entradas e sobremesas a R$ 22 para pratos principais.

Mais adiante no calendário, a capital fluminense será palco do Sabores da Roça Downtown. O evento está marcado entre os dias 19 e 22 de julho, na Barra da Tijuca, e deve reunir pequenos produtores rurais da região Sudeste do Brasil. Queijos, pães, doces, embutidos e bebidas especiais, como vinhos, cerveja e cachaças, prometem marcar presença.

Santa Catarina

A cidade Pomedore tem 30 mil habitantes e fica no Médio Vale do Rio Itajaí-Açú, a cerda de 173 quilômetros de Florianópolis. Quem pretende conhecer a cidade durante as férias de julho no Brasil pode aproveitar para passar pelo festival gastronômico do município, que rola entre os dias 4 e 15. A culinária alemã moderna é o foco dos pratos servidos durante o evento, que é realizado há 14 anos. Apresentações musicais e feiras de artesanato também fazem parte da programação.

São Francisco do Sul, a cidade mais velha de Santa Catarina, também será palco de boas receitas gastronômicas entre os dias 19 e 22 de julho. A culinária litorânea apresentará uma variedade de sabores, entre doces e salgados. Também dá para fazer degustação de bebidas, como vinho e chopes artesanais.

Bahia

De 12 a 15 de julho, cerca de 40 estabelecimentos participam da 5ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré. Durante a atração, serão apresentados pratos, petiscos, lanches, sobremesas e drinques preparados com produtos típicos da região baiana.

Divulgação

Pratos com e sem derivados de animais encorporam o cardápios dos eventos

O festival também terá shows musicais e feiras gastronômicas e de agricultura familiar. Durante o evento, o público poderá interagir com chefs convidados na preparação de pratos regionais.

São Paulo

O interior paulista reserva inúmeras atrações para quem deseja passar as férias de julho no Brasil. O Festival Gastronômico de Atibaia, focado em receitas com morango, é uma delas. A expectativa dos organizadores é de que mais de 50 estabelecimentos participem da segunda edição da festa, que vai de 17 de julho a 17 de setembro.

Minas Gerais

A cidade mineira de Carrancas recebe um festival de gastronomia e cultura entre os dias 18 e 22 de julho. Além da degustação de pratos regionais, haverá shows musicais, workshops, espaço kids, espaço gourmet e apresentações do folclore local.