Notícias
Sabores de Portugal: conheça a culinária do centro do país
- Créditos/Foto:
- 30/Outubro/2018
- Maria Beatriz Vaccari
A Terrinha é um destino para agradar os olhos e o paladar. O sabores de Portugal fazem da estadia pelo país uma experiência mais prazerosa. Coimbra, Aveiro e Viseu se localizam no Centro do país, região que concentra muito da boa culinária local.
Sabores de Portugal: da praia ao interior
Os bons peixes frescos são tradicionais na região litorânea portuguesa. A lampreia à bordalesa é um dos pratos principais, que consiste em um refogado de peixe muito bem temperado, servido com arroz e pão. Quando o assunto é mar, também são populares as caldeiradas, sopas de peixe, peixes grelhados.
O famoso bacalhau não fica de fora, que tem seu lugar de honra em Ílhavo, cidade que conta com um museu dedicado à estrela da culinária portuguesa.
LEIA MAIS: VIAGEM PARA PORTUGAL: PREÇOS, ROTEIROS E DICAS
5 CASTELOS PARA CONHECER NO CENTRO DE PORTUGAL
Longe do mar
No interior, a carne passa a ser protagonista no sabores de Portugal. Um dos pratos mais famosos é o secular leitão à bairrada. O prato é considerado uma das sete maravilhas da gastronomia do país, feito com leitões selecionados, assado no forno a lenha e servido com batatas cozidas e salada.
Já a vitela de lafões é uma carne saborosa, suculenta e tenra, que também costuma ser assada em forno a lenha, apreciada principalmente em Viseu. Outras carnes também são valorizadas: o cabrito assado está presente nas mesas de toda a região, assim como a chanfana de cabra, cozida lentamente em vinho tinto.
Carnes de caça, como perdiz e coelho bravo, são iguarias características em Leiria, Fátima e Tomar.
Comércio de sabores
Os sabores de Portugal estão além dos restaurantes. Diversas lojas vendem o famoso queijo da Serra da Estrela, produzido artesanalmente com leite de ovelhas, com sabor intenso e textura amanteigada. Os melhores, sem dúvidas, são aqueles vendidos na própria Serra.
Já em Fundão, as rainhas são as cerejas, que têm um paladar doce e fresco, muito utilizado em receitas locais, como bombons, geleias e licores.