Notícias
Maior torre japonesa do Brasil fica em São Paulo
- Créditos/Foto:
- 30/Janeiro/2019
- Redação
Localizada na cidade de Ribeirão Pires, região metropolitana de São Paulo, a uma hora da Av. Paulista, a maior torre japonesa do Brasil, batizada de Miroku, é uma construção que exalta a arte e a paz do país oriental. Trata-se de um ponto turístico pouco conhecido, mas que vale a visita.
Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos.
O projeto para a construção da maior torre japonesa do Brasil começou a ser idealizado no início do ano 2000, tendo como inspiração o templo Horyu, construído pelo príncipe Shotoku, no ano de 607, na cidade de Nara, no Japão. Saiba porque vale a pena visitar a atração no Brasil.
10 motivos para conhecer a maior torre japonesa do Brasil
1. Passeio de barco
Só é possível chegar no local de barco, num passeio de 20 minutos pela Represa Billings, realizado em uma embarcação que possui um dragão dourado na proa.
2. Construção diferenciada
A Miroku foi construída sem o uso de pregos ou parafusos. A técnica de sustentação, muito utilizada no Japão, funciona com os caibros de madeira encaixados entre si, sem a necessidade da técnicas adotadas em larga escala atualmente.
3. Tempo de construção
A construção, que chama a atenção dos visitantes e rende lindas fotos, demorou 12 anos para ficar pronta e tem 32 metros de altura.
4. Riqueza nas alturas
A torre possui cinco telhados, que contam com 15 mil telhas para cobri-los. Todas são esmaltadas com ouro líquido.
LEIA MAIS: DICAS DE LAZER PARA CURTIR SÃO PAULO NAS FÉRIAS
TOUR GRATUITO LEVA TURISTAS AO CENTRO DE SÃO PAULO
5. Materiais sustentáveis
Foram usadas 400 toneladas de madeira para a construção. Entre os materiais estão angelim pedra, jatobá e eucalipto. Todos são ecologicamente sustentáveis.
6. Escultura folhada a ouro
No interior da torre, há uma escultura 3D de oito metros, que pesa quatro toneladas e foi executada durante três anos em blocos de madeira (embuia). É folheada a ouro 24 quilates e simboliza Kannon, uma divindade tanto masculina quanto feminina, que é reverenciada desde os mais remotos tempos, especialmente no Oriente.
7. Significado
Cada um dos cinco telhados representa uma parte do corpo da divindade. O primeiro e menor de todos é a cabeça. O segundo é o pescoço, o terceiro, o peito, o quarto, a barriga, e o quinto, as pernas, como forma de alicerce.
8. No meio da natureza
A área do complexo, localizada em meio à Mata Atlântica, possui 75 mil metros quadrados.
9. Lugar de paz
Existe uma capela que abriga um desenho do Supremo Deus, representando o espírito do lugar. Há também um espaço reservado para a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que simboliza a Kannon do Ocidente, e uma área dedicada a São João Batista, santo padroeiro do Japão.
10. Atrações
Uma minicachoeira, um lago com carpas e diversos jardins estão espalhados com o objetivo de acalmar a mente e equilibrar as emoções.