Notícias
Eventos temáticos agitam o mês do uísque na Escócia
- Créditos/Foto:Divulgação
- 14/Maio/2019
- Redação
Produzido na Escócia há séculos, o uísque é sempre apontado como bebida nacional do local. Seus sabores distintos e variados são fortemente influenciados pelas regiões em que a bebida é feita, um fato que é lembrado em maio, quando o país celebra o mês do uísque.
Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos.
Chamada de uisge beatha em gaélico, que pode ser traduzido como “água da vida”, a bebida é produzida em mais de 120 destilarias em toda a Escócia. Elas são divididas em cinco principais regiões produtoras – Speyside, Islay, Campbeltown, Highland e Lowland – e uma visita a qualquer uma delas representa uma maneira memorável de celebrar a ocasião em grande estilo. Além disso, há inúmeros eventos e festivais com temas de uísque nessa época para agradar o paladar dos visitantes.
Mês do uísque: regiões
A fonte de água ou mesmo a presença de turfa em uma região têm enorme influência no sabor do uísque produzido. Cada uma das cinco regiões produtoras de uísque tem inúmeras destilarias para explorar – e degustar seu produto. Elas são a desculpa perfeita para explorar o interior da Escócia.
Speyside
Lar de 50 destilarias – a maior quantidade das cinco regiões –, Speyside é famosa pelos seus finíssimos uísques de malte. A região é a mais seca e quente do país, localizada entre as Highlands a oeste, as fazendas de Aberdeenshire a leste e a beleza do Cairngorms National Park ao norte.
LEIA MAIS: COMO É FAZER UM TOUR POR UMA DESTILARIA DE UÍSQUE
ROTA DO UÍSQUE: UMA VIAGEM DOS SONHOS PELA ESCÓCIA
São que facilitam o cultivo da cevada, auxiliado pelo água da montanha, resultando em alguns dos uísques de malte mais conhecidos. Para celebrar o mês da bebida, a Malt Whisky Trail inclui sete destilarias em funcionamento, a única cooperativa britânica do setor – a Speyside Cooperage – e a destilaria histórica Dallas Dhu.
Islay
Pequena ilha nas Inner Hebrides, perto da costa oeste da Escócia, Islay tem nove destilarias que produzem o uísque escocês single malt. É também o lar de uma das mais antigas destilarias do país, já que a Bowmore começou a funcionar em 1779. Como a ilha é coberta de turfa, ela é colhida e usada no processo de destilação para criar bebidas com sabores característicos, oleosos e defumados.
Lowland
Um uísque com tons mais claros e florais é produzido na região da planície que reflete as paisagens onduladas do sul do país. A mais acessível das regiões produtoras de uísque, dadas as suas rotas de viagem para Edimburgo e Glasgow, é também o lar de uma série de novas destilarias, com mais uma prestes a abrir.
Campbeltown
É a menor região produtora do destilado da Escócia, mas produz single malts em suas destilarias de alta qualidade. Ajudada pela localização costeira da região, as destilarias Springbank, Glengyle e Glen Scotia produzem sabores distintos que conquistaram seguidores em todo o mundo.
Highlands
Esta região abriga 47 destilarias. A mais antiga e famosa delas é Glenturret – lar da Famous Grouse Experience. A região produz bebida com uma gama diversificada de sabores, refletindo os litorais escarpados, as paisagens em contaste mudança, as montanhas e as dinâmicas condições climáticas.
Festivais de uísque
Além de visitar uma destilaria durante o mês do uísque, há diversos eventos temáticos sobre a bebida. Confira algumas opções.
Highland Whisky Festival (até 17/5)
Os visitantes podem provar um uísque de malte do outro lado da região das Highlands durante o Highland Whisky Festival, com oito das melhores destilarias ao longo da rota da North Coast 500. Além de degustações e passeios exclusivos, uma série de eventos será realizada nas destilarias de Balblair, Glenmorangie, Old Pulteney, Clynelish, The Dalmore, Wolfburn, Tomatin e The Singleton of Glen Ord.
Edinburgh Whisky Stramash (18 e 19/5)
Com várias experiências de uísque no histórico Surgeon’s Hall, na Nicholson Street, em Edimburgo, o Edinburgh Whisky Stramash exibe uísques de todo o mundo. O local tem sessões de degustação peculiares e cerca de 200 marcas.
Feis Ile, The Islay Festival of Music and Malt (24/5 a 1/6)
Os sabores picantes da ilha de Islay e sua cultura fazem parte do Feis Ile, The Islay Festival of Music and Malt. Com um programa recheado de música gaélica e tradicional, ceilidhs e eventos relacionados ao golfe, história e patrimônio natural, entre outras atrações, o festival é uma oportunidade para visitar as destilarias da ilha.
—
Estradas mais bonitas do mundo
E por falar nas belas paisagens da Escócia, confira quais são as estradas mais bonitas do mundo.