Rota do uísque: uma viagem dos sonhos pela Escócia

15 de janeiro de 2018

Por Maria Beatriz Vaccari

Quando o assunto é uísque, a Escócia é especialista. Além de ser um símbolo nacional, a bebida é o produto mais exportado do país. Por isso, o viajante que passa pelo destino não pode deixar de provar algumas doses. Quem quiser ir mais fundo pode se jogar na rota do uísque, que passa pelas melhores destilarias da Escócia, museus interativos e até festivais. Confira as principais paradas:

LEIA MAIS: REINO UNIDO: COMPRE NAS LOJAS CERTIFICADAS PELA REALEZA
OS MELHORES LUGARES DO MUNDO PARA TOMAR CERVEJA

Scotch Whisky Experience, Edimburgo

A rota do uísque começa bem ao lado do famoso Castelo de Edimburgo, onde o viajante encontra o museu interativo Scotch Whisky Experience. O local recria o ambiente de uma destilaria e oferece tours em português. É possível escolher uma opções de passeio que oferece degustação de uísques de diferentes regiões da Escócia.

Destilarias da rota do uísque

As destilarias da Escócia estão espalhadas por cinco principais regiões, algumas delas próximas a Edimburgo, outras mais afastadas. As trilhas do uísque mais destacadas são: Speyside, Highlands, Lowlands, Islay e Campbeltown. Cada uma delas apresenta características que dão sabores peculiares às bebidas.

Se não puder visitar as cinco regiões, mas quiser conhecer muitas destilarias, dê preferência a rota do uísque de Speyside ou então das Highlands. Isso porque esss áreas concentram 80% das fábricas de uísque do país.

A trilha do malte

A região das Highlands, também conhecida como Terras Altas, é indicada para os fãs de uísque puro malte. Ele abriga algumas das melhores destilarias da Escócia, muitas delas famosas, como Cardhu (Johnny Walker), Glenfiddich, Glenlivet e Strathisla (Chivas Regal).

Para evitar a perigosa (e proibida) combinação entre álcool e direção, opte por fazer o tour  de carro com ao menos uma pessoa que não bebe ou com agências especializadas. A Rabbies e a Highland Explorer, por exemplo, oferecem tours que levam a grandes destilarias, mas também passam pelas menores, que apresentam processos mais artesanais.

Festivais de uísque na Escócia

O uísque é a estrela de uma série de festivais escoceses. O mais famoso é o Spirit of Speyside, que rola entre abril e maio. Também vale a pena conferir o Islay Festival of Music & Malt, que tem como atração principal um uísque maltado da pequena ilha escocesa de Islay e acontece entre maio e junho. Já o Glasgow Whisky Festival agita a cidade em novembro e também pode ser levada em consideração na hora de decidir quando fazer a rota do uísque.

Corrida do uísque

Apesar de ser um festival, o Dramathon  funciona como uma espécie de corrida do uísque em Speysidede. Primeiro, o participante escolhe entre diferentes tipos de percursos (maratona, meia maratona, 10K ou revezamento). Todos os trajetos passam por uma série de destilarias, nas quais o corredor deve parar para receber um carimbo. No final, os carimbos coletados são trocados por miniaturas de garrafas de uísque.