Alugar imóveis de temporada no último trimestre de 2018 pode ser uma boa opção para quem deseja viajar. Neste período há diversos feriados prolongados, o início das férias escolares e as festas de final de ano. Isso proporciona várias oportunidades para viajar.
Para auxiliar quem deseja alugar algum imóvel nesta época do ano, a OLX separou 10 dicas. Confira a seguir e veja como escolher um bom local para aproveitar este período.
Dicas para alugar imóveis de temporada
1- Preços
Atente-se à busca pelos menores preços. Antes, pesquise os valores da região, sejam de hotéis, pousadas ou outros imóveis. É importante ter uma noção de valores médios e prestar atenção à ofertas com preços muito abaixo da média.
2- Informações do anúncio
Avalie minuciosamente todas as informações do anúncio e dê preferência aos imóveis com informações mais completas, descrições maiores e melhores, além de fotos.
3- Dados irreais
Desconfie de anúncios não realistas, com fotos não condizentes com a descrição ou localização do imóvel.
4-Tire as dúvidas
Tire todas as dúvidas sobre o imóvel com o contato do anúncio. Utilize o chat e, quando houver o interesse de fato, ligue no telefone informado para validar o número. Não hesite em perguntar.
LEIA MAIS: BROTAS OFERECE TURISMO DE AVENTURA PARA ADULTOS E CRIANÇAS
OUTUBRO ROSA: HOTEL DE LUXO CELEBRA A CAMPANHA
5- Verifique a localização
Ligue para o condomínio ou para imóveis vizinhos (busque o telefone na internet, se necessário) e confirme a existência da casa e da locação. Use ferramentas e aplicativos de localização para checar a veracidade do imóvel. Verifique no mapa se as informações estão de acordo com o explicado pelo locatário. Se possível, visite a propriedade antes de efetuar a locação.
6- Contrato
Formalize um contrato na hora da locação e verifique se os dados condizem com o que foi negociado. Não se esqueça de discriminar tipo e número de cômodos, garagem, entre outros detalhes. Se o imóvel for mobiliado, inclua no contrato a descrição da mobília, a relação de móveis e utensílios e o estado de conservação.
Os contratos devem possuir cláusulas que buscam assegurar que nenhuma das partes seja prejudicada. Elas incluem valores da locação, período, quantidade máxima de pessoas para o imóvel, além de dados dos responsáveis, como RG e CPF.
Verifique se os dados do contrato conferem com os do proprietário do imóvel. Solicite uma cópia/foto da escritura/IPTU que auxilie na comprovação.
7- Vistoria
Se possível, faça uma vistoria no imóvel com o responsável do anúncio ou proprietário, listando toda a relação de móveis e utensílios. Ao fim da locação, faça uma outra.
8- Cuidado com os depósitos
Evite fazer depósitos antes de se certificar da veracidade dos dados e de confirmar a existência do imóvel.
9-Evite pagamentos antecipados
O prazo do contrato de aluguel de imóveis de temporada não pode ultrapassar 90 dias. Nesse tipo de negociação é permitido ao locador cobrar antecipadamente o pagamento do aluguel e encargos. Porém, para evitar contratempos, o Procon não aconselha que o consumidor pague o valor integral de forma antecipada.
10- Recibo
Exija recibo discriminado de todas as quantias pagas.