Crédito: Divulgação/Tadeu Fessel

Brotas oferece turismo de aventura para adultos e crianças

14 de setembro de 2018

Por Redação

Conhecida como a capital do turismo de aventura, a cidade de Brotas, no interior de São Paulo, oferece atrações radicais para adultos, adolescentes e crianças. Muitos dos passeios radicais da região contam com versões adaptadas aos pimpolhos. Isso permite que eles se divirtam sem deixar a segurança de lado.

LEIA MAIS: BROTAS ALÉM DAS AVENTURAS: O QUE FAZER NA CIDADE
PASSEIO DE BALÃO: BROTAS OFERECE 3 OPÇÕES DE VOO

Uma das grandes atrações é o minirrafting. Como no passeio para os adultos, as crianças descem o Rio Jacaré-Pepira em barcos infláveis, com equipamentos de segurança e acompanhados por guias. A diferença é o percurso: mais curto e em um trecho mais calmo do rio, sem corredeiras fortes. O único requisito é gostar de diversão e de natureza. Pais e mães podem fazer o passeio junto com seus filhos dentro do bote.

Também na água, outra diversão garantida é descer o Rio Jacaré-Pepira de boia, uma atividade que faz parte da história dos moradores de Brotas. Ela é indicada para quem tem a partir dos 7 anos. No total, são quatro quilômetros na parte mais calma do rio, em corredeiras leves.

No município também é possível encontrar diversos circuitos de arvorismo, divididos em diferentes graus de dificuldade. As crianças podem fazer o passeio numa modalidade mais leve. O arvorismo kid, indicado para os pequenos a partir de 4 anos, é um minicircuito com guias preparados e muita emoção.

Para quem tem mais de 1,45 metro, a indicação é o arvorismo adulto. Ele tem um percurso aéreo com obstáculos, como falsa baiana, ponte tibetana e rede. Outra boa opção para toda a família é a tirolesa. Deslizar sobre árvores, vale ou lago é uma aventura inesquecível. Uma das modalidades mais emocionantes é a que você “voa” de frente, com os braços abertos. Para os pequenos, a indicação é o voo canguru (a criança vai no colo do pai, da mãe ou de outro responsável adulto).

Vale destacar que várias propriedades abrem suas porteiras aos turistas, que podem passear de charrete, cavalgar, colher fruta no pé, conhecer de perto animais como cabrito e cavalo, acompanhar a ordenha das vacas, entre outras tarefas rurais. Esse tipo de passeio pode ser uma boa pedida para curtir um dia mais calmo e garantir a diversão das crianças.

Turismo de aventura: passeio à noite

De noite, adultos e crianças podem visitar o CEU (Centro de Estudos do Universo), o mais moderno observatório e planetário da América Latina. Além de divertido, é um passeio que propicia conhecimento. Com potentes telescópios, o visitante vai olhar para o céu e observar planetas e nebulosas não visíveis a olho nu. E o melhor: tudo explicado de maneira muito simples pelos monitores, que são mestres em falar com a criançada.