Dicas de Viagem

5 destinos nacionais que celebram a natureza

  • Créditos/Foto:Divulgação
  • 24/Setembro/2020
  • Redação

Os destinos e serviços que proporcionem bem-estar e contato com a natureza estão no foco dos viajantes brasileiros, de acordo com pesquisa divulgada pela consultoria Cap Amazon e pelo portal Mercado & Eventos. O estudo foi realizado com 400 agentes de viagem de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

Segundo o levantamento, os locais que afetam positivamente a capacidade de lidar com o estresse, a resolução de problemas e a resiliência e criatividade, aliando cuidados com o corpo e a mente, estão em evidência. Confira cinco opções que atendem a esses requisitos no Brasil.

LEIA MAIS: PASSEIE DE BALÃO E SE CONECTE COM A NATUREZA NO INTERIOR DE SÃO PAULO
OS MELHORES LUGARES DO MUNDO PARA VER ANIMAIS NA NATUREZA

Destinos nacionais em contato com a natureza 

Ekôa Park

Localizado em Morretes, no litoral do Paraná, o Ekôa Park retomou suas atividades com medidas para aumentar a segurança dos visitantes e colaboradores durante a pandemia.

O parque ecológico fica a uma hora de Curitiba e ocupa 238 hectares em meio à maior área contínua remanescente de Mata Atlântica, denominada Grande Reserva. Ali é possível fazer atividades destinadas a lazer, entretenimento, educação ambiental e desenvolvimento profissional.

Entre as atrações estão arvorismo, tirolesa, trilhas com diferentes níveis de dificuldade, túnel sensorial pela mata, rapel e voo cativo de balão. O restaurante Oka Gastronomia, localizado no interior do parque, fez a transição do bufê para pratos à la carte e lançou opções de cestas de piquenique para as famílias aproveitarem ao ar livre.

Pantanal

Se o objetivo turístico for a imersão na fauna e na flora brasileira, um dos destinos mais procurados é o Pantanal. O local conta com mais de mil espécies entre peixes, aves, mamíferos e répteis.

Além da popularidade no Brasil, o destino de turismo ecológico goza de grande fama internacional. Não à toa, é considerado como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco.

A melhor época para fazer turismo na região é entre os meses de julho e outubro, na temporada de seca, quando o clima é mais ameno. Nesse período, a locomoção é mais fácil, além de o ambiente tornar-se ideal para a observação de animais.

Nos safáris fotográficos é possível ver animais como piranhas, onças-pintadas, jacarés-do-pantanal e sucuris. O acesso principal se dá pela cidade de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul.

Estância do Lago

Para descansar o corpo e a mente, a Estância do Lago – Spa & Wellness é uma opção que deve ser incluída nos planos de férias. Localizada em Almirante Tamandaré, a 15 minutos da capital do Paraná, o local oferece múltiplas opções de métodos terapêuticos e estéticos, bem como piscinas e gastronomia saudável.

Com o acompanhamento de uma equipe médica multidisciplinar, é possível optar por atividades de emagrecimento ou relaxamento, de acordo com a demanda de cada hóspede. O local prevê ainda a prática de atividades físicas ao ar livre, para somar os benefícios do esporte e do contato com a natureza.

Águas termais

Aquecidas com o calor da própria terra, graças ao processo de geotermia, as águas termais brotam do solo a temperaturas maiores que a do corpo humano, reunindo grandes quantidades de minerais, como potássio, selênio, cálcio, zinco, cloretos e magnésio.

A presença dos sais minerais traz um efeito terapêutico às águas termais, relaxando os músculos e aliviando dores musculares. Além de hidratar a pele, elas ajudam a tratar alergias e doenças cutâneas, promovendo o rejuvenescimento.

As cidades de Caldas Novas e Rio Quente, em Goiás, são conhecidas pelas águas termais, com temperaturas que variam entre 26 e 50 graus. Há muitas opções de hotéis na região.

Chapada Diamantina

Indicada para os fãs do turismo de aventura, a Chapada Diamantina reúne cachoeiras, poços de águas transparentes, grutas e trilhas, com destaque para as cidades históricas e a rica gastronomia da Bahia.

A Chapada ocupa grande parte do estado, mas costuma ser acessada pela cidade de Lençóis. Entre os cartões-postais mais famosos da região está o Morro do Pai Inácio, com 1.120 metros de altitude. De seu topo, tem-se uma linda vista da área verde.

Há dezenas de quedas d’água por lá, com destaque para a Cachoeira do Buracão e a Cachoeira da Fumaça. Outra opção são os poços de água transparente, conhecidos pelo fenômeno da luz do sol, que entra pelas frestas das grutas e atinge a água em um facho de luz.

Destinos nacionais que são um espetáculo da natureza

A Praia do Forte, na Bahia, é uma ótima opção de passeio para quem quer se ver em meio a um espetáculo da natureza. Em determinadas épocas do ano, é possível acompanhar de perto o nascimento de tartarugas marinhas, que saem dos ovos e já correm em direção ao mar. Na galeria, conheça outros destinos nacionais perfeitos para se conectar com a natureza.

Apesar de não ser um ponto turístico 100% brasileiro (fica na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai), as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), são uma ótima opção para quem quer conhecer cenários naturais belíssimos sem sair do país | Rodrigo_Soldon via VisualHunt / CC BY-ND
Foz do Iguaçu (PR) |Pixabay
Foz do Iguaçu (PR) |Pixabay
A cerca de 260 km de Brasília (DF), a Chapada dos Veadeiros (GO) ostenta belas cachoeiras, paredões de pedra e rios cristalinos. O local é tão impressionante que foi eleito Sitio do Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco | Ana_Cotta via Visualhunt / CC BY
Chapada dos Veadeiros (GO) |Pixabay
Chapada dos Veadeiros (GO) |Deka Pimenta on VisualHunt / CC BY-NC-ND
A Gruta do Lago Azul é uma das principais atrações de Bonito (MS). No geral, o destino é perfeito para a galera mais radical e para o pessoal que quer mergulhar com vários peixinhos | sapienssolutions via Visualhunt.com / CC BY
Gruta do Lago Azul, Bonito (MS) | comicpie on Visualhunt / CC BY
Gruta do Lago Azul, Bonito (MS) |Sesc em São Paulo on Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
Além de ser bem bonita, a Praia do Forte, na Bahia, é palco de um lindo espetáculo da natureza. É lá que fica o Projeto Tamar, que busca proteger diferentes espécies de tartarugas marinhas. Durante determinadas épocas do ano, é possível acompanhar o nascimento dos filhotes, que já saem dos ovos correndo em direção ao mar | Ronaldo Lima, Jr. via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND
Praia do Forte (BA) | G.Perretto (OFF) on VisualHunt / CC BY-SA
Praia do Forte (BA) | Glauco Umbelino on VisualHunt / CC BY
Apelidada de "Caribe Brasileiro", a região de Arraial do Cabo (RJ) está na moda. É impossível não se encantar com a natureza preservada e com a tonalidade clarinha das águas | Adelson Gallianno via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND
Arraial do Cabo (RJ) |Pixabay
Arraial do Cabo (RJ) |Shinagawa on VisualHunt / CC BY
As piscinas naturais de Maragogi (AL) também são ótimas opções para quem procura curtir as belezas naturais da região Nordeste. O destino entre Maceió (AL) e Recife (PE) faz parte da área de proteção ambiental Costa dos Corais | Thiago Melo via Visual Hunt / CC BY-NC-ND
Maragogi (AL) |Pixabay
Maragogi (AL) |Pixabay
Os Lençóis Maranhenses (MA) são uns dos muitos tesouros naturais do Nordeste brasileiro. As dunas do local são criadas pela força do vento, que muda a aparência da paisagem com frequência. Além disso, é possível encontrar algumas lagoas no meio do "deserto" | deltafrut via Visual Hunt / CC BY
Lençóis Maranhenses (MA) |Pixabay
Lençóis Maranhenses (MA) |Miradas.com.br on Visualhunt.com / CC BY
O arquipélago de Fernando de Noronha (PE) está imerso em uma área de proteção ambiental. Para não comprometer os belíssimos visuais da natureza e a fauna local, os viajantes devem seguir uma série de regras ligadas e até pagar taxas ligadas à preservação do meio ambiente | Leandro Macedo Gonçalves via Visual Hunt / CC BY-NC-ND
Fernando de Noronha (PE) |Pixabay
Fernando de Noronha (PE) |Pixabay
As região serrana protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) é ideal para os viajantes que gostam de fazer trilhas e curtir cenários incríveis. É possível encontrar grutas, lagoas, vales e até cachoeiras | A n d r e a M o r o n i via VisualHunt / CC BY-NC-ND
Chapada Diamantina (BA) |Pixabay
Cachoeira da Fumaçinha, Chapada Diamantina (BA) |Bart vanDorp on VisualHunt / CC BY

planeje sua viagem


Chip viagem

Reserva de hotéis

Encontre a melhor opção de hospedagem para você

RESERVE AQUI

BOOKING

Chip viagem

Passagens aéreas

Os melhores preços para viajar no Brasil e no mundo

COMPRE AQUI

VAI DE PROMO

Chip viagem

Seguro viagem

Pesquise várias seguradoras e ganhe 15% de desconto

CONTRATE AQUI

SEGUROS PROMO

Chip viagem

Chip viagem

Acesse internet e telefone de qualquer lugar do mundo

CONFIRA AQUI

AMERICA CHIP