Destino
Split
- 22/Maio/2018
- Marcella Blass
Serviços
Palace Judita Heritage Hotel
No centro antigo, dentro de um palácio renovado, este hotel butique tem só cinco charmosos quartos, logo, é preciso reservar com antecedência em alta temporada.
Radisson Blu Split
Próximo do centro antigo e das praias, este hotel oferece todas as comodidades das grandes redes de luxo em Split.
Hotel Adriana
Na esplanada à beira-mar de Split, perto do palácio diocleciano, oferece quartos básicos e bom serviço a preços acessíveis.
Konoba Hvaranin
Restaurante familiar, pequeno, ideal para quem quer provar pratos ao estilo local como o cozido de peixe e o risoto branco com mexilhões.
Apetit
Na cidade antiga, próximo ao Palácio de Diocleciano, este restaurante serve ótima comida mediterrânea num menu com diversas opções de massas, risotos, frutos do mar e carnes.
Giaxa
Instalado num antigo palácio, com pratos frescos de frutos do mar em receitas croatas e internacionais. Em Hvar.
Roteiro
Viagem para a Croácia Split Histórica
— A cidade antiga de Split se confunde com o palácio romano de Diocleciano, o mais notável entre os imperadores da Dalmácia durante o Império Romano. Seu palácio de mais de 31 mil metros quadrados, hoje parte incorporado à cidade e parte aberto à visitação, foi construído com pedras da ilha de Brac, que pode ser vista do litoral de Split. Diocleciano também mandou trazer esfinges do Egito — uma delas ainda pode ser vista. Para descobrir a história desse monumento, reserve ao menos duas horas.
— Descubra a cidade antiga de Split, de ruelas tortuosas, sorveterias e lojinhas de suvenir vendendo produtos de lavanda. Não deixe de ver a catedral da cidade, construída como mausoléu para Diocleciano; e a sinagoga do século 16, a terceira mais antiga na Europa ainda em uso.
— Se o calor estiver forte corra para uma das praias de Split. A Bacvice tem cara de clube: cimentada e pontilhada de guarda-sóis, tem águas calmas e transparentes, com boa infraestrutura para quem quer só por os pés para cima. Essa região é badaladíssima também durante à noite no verão.
— Outra opção é subir o Monte Marjan para ter uma bela vista da cidade — se estiver muito quente, a caminhada fica pesada — e depois ir direto para uma das praias de pedrinhas ao pé do monte, como a Bene e Jezinac, que também têm guarda-sóis, bares e duchas.
Viagem para a Croácia Hvar e suas ilhas
— Split tem um dos principais portos da Croácia — é acessível e fácil embarcar numa das inúmeras balsas para descobrir paisagens belas e selvagens. As ilhas de Hvar e Brac são as mais populares. Compre um bilhete saindo cedo para curtir o dia, sabendo que ambas ilhas são opções de hospedagem que podem render mais dias no seu roteiro croata.
— Até Hvar, a balsa leva cerca de uma hora. Reserve ao menos duas horas para explorar a cidade antiga, pequena e repleta de palácios e monumentos góticos.
— Em Hvar, caminhe até o Monastério e Catedral dos franciscanos, no topo de uma colina. Além da arquitetura impressionante e da vista, outra atração ali é a tela retratando a Última Ceia, com 8 metros de extensão, do pintor veneziano Matteo Ingoli.
— De Hvar, muitos pegam ainda outra balsa ou barco até as ilhas Pakleni. São só 15 minutos até Jerolim e Stipanska, que têm áreas dedicadas a naturistas. Mesmo em alta temporada, é possível achar um cantinho de rocha em Jerolim onde se tem a impressão de estar sozinho na ilha.
— Na volta para Hvar, anime-se a conhecer os badalados clubes da ilha, que ganhou fama como destino de verão da juventude europeia.
Na hora de montar um roteiro de viagem para a Croácia, consulte também o site oficial de turismo da cidade.