Passagens aéreas
5 dicas para comprar passagens aéreas mais baratas
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 15/Fevereiro/2024
- Redação
Na hora de fazer as contas para organizar uma viagem, diversos aspectos são fundamentais para quem deseja economizar. Com algumas dicas simples e um pouco de planejamento é possível encontrar passagens aéreas baratas, por exemplo, e ter vantagens em diversos aspectos.
Aqui, vale ressaltar que focar as pesquisas na busca por tarifas mais amigáveis é o passo mais importante para não estourar o orçamento. Isso porque, normalmente, as passagens aéreas (principalmente as internacionais) figuram entre os gastos mais altos das viagens.
Neste post, conheça algumas dicas e estratégias válidas para encontrar passagens aéreas baratas na internet.
Passagens aéreas baratas
Escolher bem a data e ser flexível estão entre os principais truques para comprar passagens aéreas baratas. Confira as principais dicas dos viajantes profissionais:
1. Viaje fora de temporada
Fugir da alta temporada é uma das chaves para economizar não só com a passagem aérea, mas também com passeios e hospedagem. Por isso, vale a pena pesquisar bem quais são os meses mais movimentados no destino turístico que você pretende visitar.
Muitas vezes, dá até para aproveitar as principais atrações da alta temporada, mas fora de época. Bariloche, na Argentina, por exemplo, faz sucesso como destino de inverno. Por isso, voos entre entre junho e julho costumam ser mais caros. Quem viaja no fim de agosto ou começo de setembro, contudo, encontra passagens com tarifas mais atrativas e ainda consegue ver neve na região.
2. Agenda flexível e voos com escalas
Os turistas que têm agendas flexíveis conseguem fazer bons negócios na hora de comprar passagens aéreas baratas. Muitas vezes, basta adiantar ou antecipar alguns dias no roteiro para encontrar voos com tarifas bem mais atrativas.
O ideal é testar várias combinações de datas e identificar quais oferecem as melhores condições. Trechos operados às sextas-feiras costumam ser mais caros em comparação aos realizados às quintas-feiras, por exemplo.
Outra boa estratégia para quem tem flexibilidade é optar por voos com escalas. Normalmente, eles são bem mais baratos que as rotas diretas.
O ponto negativo é que, além de tomarem mais tempo, trechos com várias paradas tendem a ser cansativos, sobretudo para quem viaja com crianças. Por isso, vale a pena analisar se a economia realmente compensa.
3. Compare detalhes e preços
Fazer comparações é essencial para identificar a melhor opção de voo. Elas devem ir muito além dos preços, levando em consideração fatores como horários, quantidade de bagagens incluídas na tarifa e escalas.
Metabuscadores como a Vai de Promo facilitam muito essa tarefa, já que reúnem passagens aéreas das principais companhias do mercado em uma única plataforma e garantem segurança na hora da compra – a empresa pertence ao mesmo grupo da Seguros Promo, que é a primeira entre as as melhores companhias de seguro no quesito bom atendimento averiguado pelo Reclame Aqui.
4. Aproveite promoções e ferramentas úteis
As principais companhias aéreas do mundo realizam promoções frequentemente. Vale a pena ficar de olho nos sites oficiais e nas redes sociais das empresas, principalmente em períodos próximos a datas comemorativas.
Além disso, uma boa pedida é recorrer a soluções como a Promos da Madrugada, da Vai de Promo. A ferramenta monitora voos de madrugada enquanto as pessoas dormem (das 23h às 6h), encontra passagens aéreas com até 40% de desconto e envia alertas por e-mail para usuários cadastrados.
Vale a pena ressaltar que os preços mais atrativos não estão relacionados diretamente aos horários, mas sim ao nível de procura. Com menos pessoas online – e, consequentemente, menos buscas – há mais chances de que os algoritmos que controlam os valores dos voos disponibilizem opções mais baratas ou promoções em horários mais alternativos.
5. Compre com antecedência
Sempre que for possível, compre passagens aéreas com antecedência. Bilhetes adquiridos na última hora costumam ser bem mais caros.
Para destinos nacionais, recomenda-se começar as pesquisas de 30 a 60 dias antes da data da viagem. Já no casos de voos para outros países, o ideal é realizar a compra com aproximadamente seis meses de antecedência ou até mais. Em geral, as ofertas são abertas 11 meses antes dos voos.