Crédito: Divulgação

Centro de Portugal: conheça as maravilhas da região

30 de janeiro de 2018

Por Maria Beatriz Vaccari

A região do Centro de Portugal, que abriga destinos como Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar e Fátima, oferece atrações bacanas em todas as épocas do ano. Durante o inverno, por exemplo, a temperatura é amena e o viajante pode aproveitar os principais pontos turísticos sem enfrentar filas.

LEIA MAIS: CURTA A NEVE NA ÚNICA ESTAÇÃO DE ESQUI DE PORTUGAL
LISBOA: A NOVA CENA DA CAPITAL PORTUGUESA

Atrações para curtir o Centro de Portugal no inverno: 

  • Gastronomia

Assim como em todo o País, o Centro de Portugal é referência quando o assunto é gastronomia. Na costa, o destaque fica por conta dos pratos com frutos do mar e bacalhau. Também vale a pena provar outras delícias, como leitão à bairrada, queijos amanteigados e vitela assada à moda de Lafões.

Foto: Divulgação
Bacalhau exposto em uma típica mercearia portuguesa
Bacalhau exposto em uma típica mercearia portuguesa
  • Aldeias Históricas

O Centro de Portugal conta com 12 aldeias históricas que remetem à história do país. Algumas também têm ligação com o Brasil. Pedro Álvares Cabral, que descobriu as terras tupiniquins, por exemplo, nasceu em Belmonte. Vale a pena conhecer os vilarejos e explorar a cultura local.

Foto: Divulgação/Centro de Portugal
Castelo Rodrigo localizado nas Aldeias Históricas do Centro de Portugal
Castelo Rodrigo, localizado nas Aldeias Históricas do Centro de Portugal
  • Serra da Estrela

Além de ser linda, a região montanhosa da Serra da Estrela produz um dos queijos mais famosos do mundo. O local também abriga a única estação de esqui do país, que fica localizada no ponto mais alto de Portugal e onde a temperatura alcança até 20 graus negativos no inverno. O complexo tem opções para todos os tipos de público, desde os que nunca praticaram esportes de neve até os profissionais.

Foto: Divulgação/Centro de Portugal
Serra da Estrela no inverno
Serra da Estrela no inverno
  • Rotas do Vinho

O clima gelado do inverno fica ainda mais gostoso na companhia de um bom vinho. No Centro de Portugal, o viajante consegue degustar diferentes tipos da bebida enquanto contempla cenários naturais lindíssimos. Dá para visitar as vinícolas na Rota da Vinha e do Vinho do Oeste, da Bairrada ou da tradicional região do Dão, que produz vinhos desde o século 7.