Notícias
As lojas preferidas da monarquia em Londres
- Créditos/Foto:SPIngram via Visualhunt / CC BY-NC-ND
- 17/Agosto/2020
- Paulo Basso Jr.
Localizados nos arredores do Palácio de Buckingham e de alguns dos outrora jardins reais – hoje transformados em parques, como o Green e o Hyde Park –, os bairros de St. James e Mayfair concentram o que há de mais elegante em Londres. A lista inclui hotéis tradicionais, restaurantes estrelados, galerias de arte, bares que ditaram moda e, principalmente, vitrines desejadas, boa parte delas com produtos que detém a chancela Royal Warrant, selo de qualidade concedido aos distintos fornecedores da realeza.
Selecionados por grupos de especialistas que trabalham com a monarquia, como chefs e cerimonialistas, ou até mesmo pela rainha e pelos príncipes, esses estabelecimentos primam não só pela qualidade dos produtos, mas também por respeito ao meio-ambiente, bom trato com funcionários e até cuidados com o desenvolvimento das embalagens. Alguns deles têm produtos caríssimos, mas há também espaço para os súditos (ou não) se divertirem com poucas libras.
LEIA MAIS: Roteiro de cinco dias em Londres
Descubra quais são os melhores pubs de Londres
Confira alguns endereços visitados pelo Rota de Férias em St. James e Mayfair:
Chapéus, camisas e perfumes
É nas ruas de St. James que ficam alguns dos endereços comerciais mais recomendados pela monarquia britânica. Próximo ao parque que dá nome ao bairro está a Lock & Co. Hatters, responsável pelos clássicos chapéus usados por Elizabeth II, Kate Middleton e outras mulheres da nobreza. Lá é possível encomendar modelos personalizados, embora as peças mais requisitadas sejam as desenhadas pelo estilista Philip Treacy, cujos valores podem chegar a 1.000 libras.
Próximo dali, na Jermyn Street, há mais duas lojas que detém o carimbo Royal Warrant há anos: a Turnbull & Asser e a Floris. A primeira é uma camisaria clássica, cujas paredes são decoradas com casacos e recortes com as medidas de Charles Chaplin e Churchill. Outro fiel cliente da loja era Ian Fleming (criador do personagem James Bond), tanto que Sean Connery, Roger Moore, Pierce Brosnan, Daniel Craig e todos os outros atores que encarnaram elegante agente 007 no cinema usaram as finas camisas da marca ao gravar os filmes da franquia. Aberta desde 1903, a Turnbull & Asser tem como especialidade as peças com tecido exclusivo vindos de Barbados, que custam até 350 libras.
A Floris, por sua vez, é uma das perfumarias mais antigas da Europa. Fundada em 1730, tem perfumes dispostos em prateleiras de vidro com espelho ao fundo, reluzindo como verdadeiras joias aromáticas.
Edward Bodenham, atual diretor e membro da 9ª geração da família do fundador Juan Famenias Floris, exibe com orgulho os itens expostos em uma espécie de museu ao fundo da loja. “Temos aqui desde a carta que mostra nosso primeiro selo real, concedido em 1820, até o perfume comemorativo de edição limitada criado para Kate Middleton usar em seu casamento, passando pelos frascos com uma pedra de diamante vendidos a 14 mil libras durante o jubileu de 60 anos de coroação da rainha, comemorado em 2012”, afirma orgulhoso.
Entre os perfumes mais famosos à venda estão o Nº 89 (75 libras), imortalizado pelo personagem de James Bond e que marca o número da loja na Jermyn Street, e as fragrâncias Honey oud e Leather oud, que custam 160 libras e têm açafrão na fórmula. Há ainda o Royal Arms, usado pela rainha Elizabeth II, o 127 Eau de Toilette, favorito de Churchill, e o Rose Geranium Bath Essence, preferido de Marilyn Monroe.
LEIA MAIS: Visite os castelos mais lindos da Grã-Bretanha
Aeromoça dá dicas para enfrentar voos de longa duração
Chás e chocolates
St. James vai ficando para trás assim que se avista a Fortnum & Mason, já na divisa com o bairro de Mayfair. Trata-se da loja de departamentos mais antiga e luxuosa da Inglaterra, inaugurada em 1707 e onde se encontra o que há de mais tradicional em termos de alimentação e bebidas em Londres. Não à toa, ganhou o carimbo Royal Warrant da rainha Vitória é uma dos poucos comércios que Elizabeth II visitou pessoalmente nos últimos anos, quando inaugurou, acompanhada de Kate e Camillla, a duquesa da Cornualha, o sofisticado salão de chá que faz parte do empório.
Vale dizer que os chás mais apreciados pela rainha, nos sabores darjeeling ou earl grey, não são muito saborosos, mas há muito mais o que encontrar na Fortnum & Mason. Com quatro andares, a loja oferece vinhos, azeites, queijos, caviar, temperos, chutneys, geleias, doces e cestas com produtos de soberba qualidade.
Há também muitos chocolates ali, embora os preferidos da realeza fiquem em outro endereço de Mayfair, a loja Charbonnel et Walker. Aberta em 1895, a chocolateria vende trufas, bombons e barras de dar água na boca.
Alguns pacotes vendidos por lá esbanjam charme, como os dos chocolates English Rose & Violet Creams, prediletos da rainha (mas com gosto estranho, que lembra sabonete). Outros são ainda mais pomposos, como os que levam cristais na embalagem e chegam ao custo de 1.700 libras. “Uma boa dica para quem busca algo original são as trufas de chocolate com uma pitada delicada de sal marinho, realmente deliciosas”, indica o gerente da loja, Adam Lee.
A lista completa dos estabelecimentos que contam com a chancela Royal Warrant está disponível aqui. Eis aí mais um motivo para você fazer as malas e se mandar para Londres.
Obs: Trecho de reportagem publicada originalmente na revista Viaje Mais Luxo, edição 15, da Editora Europa.