Aeromoça dá dicas para enfrentar voos de longa duração

10 de fevereiro de 2018

Por Maria Beatriz Vaccari

Viajar é uma delícia, mas nem todo mundo se sente confortável dentro de um avião e não vê a hora de chegar ao destino. Sarah P., comissária de bordo a Air France, está acostumada com voos de longa distância e separou algumas dicas e truques que podem ajudar a amenizar os efeitos negativos das viagens aéreas. Confira:

1. Enquanto viaja, procure usar roupas mais largas e evitar calças justas. Para aumentar o conforto, é uma boa vestir meias de compressão no dia do voo. Ter um cachecol na bolsa é sempre uma maneira eficiente de se proteger do ar-condicionado.

LEIA MAIS: Dicas para perder o medo de avião
Os mimos de quem voa na primeira classe

2. É essencial escolher uma posição confortável. Evite cruzar as pernas, pois ao manter as duas no chão você irá relaxar os músculos e aumenta a circulação do sangue. Um travesseiro de viagem é o acessório ideal para ter um sono mais confortável e sem dor no pescoço.

3. Ouvir uma música relaxante ou assistir a um filme que faça parte do entretenimento de bordo permite relaxar e dar uma folga para a mente. Na Air France, a programação MIND oferece sessão de meditação com Christophe André, autor de “Mindfulness Day after Day”.

4. Durante o voo, é recomendável comer refeições leves e beber mais água que de costume para compensar os níveis baixos de umidade a bordo. O ideal é tentar limitar o consumo de chá, café e bebidas alcoólicas, uma vez que seus efeitos podem ser mais intensos a bordo.

5. Quando o assunto é beleza, é melhor remover a maquiagem antes da decolagem e levar uma pequeno bolsa com alguns itens essenciais, como creme de mãos, bálsamo labial, hidratante, escova e creme dental.

6. Para evitar irritação, remova suas lentes de contato e use óculos. Também considere levar doses individuais de soro fisiológico.

7. Não hesite em levantar regularmente para caminhar um pouco e esticar o corpo.

8. Finalmente, para evitar qualquer transtorno burocrático, lembre-se de mandar para seu próprio e-mail uma cópia de todos os documentos de viagem e de identidade. As cópias serão muito úteis caso você perca os originais no dia do voo.