Especiais
Você sabia que uma das formas de evitar problemas na viagem é rastrear sua bagagem?
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 16/Fevereiro/2024
- . . .
Tags
A experiência de viajar para conhecer novos lugares, costumes, pessoas e mesmo dar aquela escapadinha para repor as energias é tentadora! Por isso, tudo o que você não quer é se estressar! Infelizmente, os motivos aparecem, afinal, há muito o que planejar, desde reservas até organização das malas. Mas, você sabia que uma das formas de evitar problemas na viagem é rastrear sua bagagem?
De fato, um dos principais problemas que podem ocorrer durante uma viagem é o extravio ou furto de bagagem. Conforme relatório anual da Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas (SITA), só em 2022, a taxa global de extravio foi de 7,6 malas a cada mil passageiros.
Isso acontece por motivos variados, mas principalmente, o aumento do número de passageiros em aeroportos, sobretudo após a pandemia. Claro que você não quer virar estatística em plenas férias. Por isso, confira algumas dicas para evitar estresse com a bagagem. Entre elas, o uso dos rastreadores.
Por que devo rastrear minha bagagem?
No ano passado, as brasileiras Kátyna Baía e Jeanne Paolini tiveram sua viagem duramente interrompida ao serem detidas no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha. A acusação era de transportar, nada menos, que 40kg de cocaína na bagagem.
As duas ficaram mais de um mês presas e só foram libertadas após a investigação concluir que as etiquetas das malas foram trocadas ainda em Guarulhos. Isso foi fruto da ação de uma quadrilha no aeroporto e, felizmente, acabou tudo bem.
E por que trouxemos essa história? Porque ela acendeu um alerta e tanto nas pessoas viajantes sobre os cuidados com as bagagens, sobretudo, em cenário no qual as viagens seguem crescentes e aeroportos lotados. Aqui, estamos sujeitos, por exemplo, a:
Extravio
De acordo com um artigo e estudo da ExpressVPN, o extravio ocorre quando a bagagem é perdida ou se desvia do seu destino. Isso pode ocorrer por vários motivos, por exemplo, erros no manuseio da bagagem pelos funcionários das companhias aéreas ou dos aeroportos. Ou, ainda, problemas técnicos nos sistemas de rastreamento.
Furto
Já furto ocorre quando a bagagem é roubada de um aeroporto, de um hotel ou de outro lugar. Esse tipo de problema é mais comum em aeroportos movimentados, onde há mais pessoas e oportunidades para os criminosos agirem.
Em qualquer um deles, entra a solução dos rastreadores. Como aponta a ExpressVPN, existem diferentes tipos de rastreadores e seu único estresse é escolher qual atende melhor suas necessidades. Vamos entender melhor sobre eles?
O que são os rastreadores de bagagem?
O rastreador de bagagem é um dispositivo que permite ao viajante acompanhar a localização da sua bagagem. O dispositivo funciona por meio de um sistema de GPS ou de radiofrequência. Assim, é uma ótima maneira de evitar problemas com bagagem, pois permite que o viajante saiba o paradeiro da sua mala a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo.
De modo geral, o rastreador mostra a localização da mala por meio de um mapa no telefone da pessoa usuária. Isso é útil, por exemplo, quando ela está perdida em um aeroporto gigantesco ou foi parar em outra cidade.
Ademais, você pode colocar o dispositivo na mala, sem necessidade alguma de contratar alguém para isso. Deste modo, conforme indica o estudo da ExpressVPN, o único custo será do próprio dispositivo.
E, caso tenha a preocupação de invadir sua privacidade, não se preocupe. O aparelho não coleta dados pessoais. Além disso, não existem regras de companhias aéreas que restrinjam o uso de rastreadores de bagagem.
Principais tipos de rastreadores de bagagem?
A princípio, existem dois tipos principais de rastreadores de bagagem, cuja escolha varia conforme a necessidade de uso. Veja as características de cada um apontadas pela empresa ExpressVPN:
Rastreador por Bluetooth
Rastreadores Bluetooth rastreiam itens a curta distância, podendo chegar a até 240 metros. Dispositivos como AirTag da Apple, o Tile da Life360 e o Galaxy SmartTag da Samsung possuem aplicativos para os quais enviam a localização de qualquer objeto ao qual tenha um rastreador anexado.
Assim, são uma ótima maneira de encontrar, por exemplo, suas chaves ou objetos de valor perdidos. Eles também podem ser usados para rastrear sua bagagem durante as viagens. Mas, mesmo em casos de distâncias maiores, o rastreador por Bluetooth funciona porque envia a localização aproximada em um mapa quando sinais das tags se refletem.
Rastreador por GPS
Os rastreadores GPS são uma opção mais precisa para rastrear itens a longas distâncias, como bagagem que foi perdida ou roubada. Estes dispositivos fornecem uma localização precisa do item rastreado, mesmo que esteja a quilômetros de distância. No entanto, perdem um pouquinho dessa precisão em ambientes fechados, principalmente aeroportos lotados.
Contudo, funcionam muito bem para rastrear a bagagem e, para isso, enviam a localização em tempo real para um site ou app. Apenas são um pouco mais caros do que os rastreadores por Bluetooth.
Outras formas de se proteger do extravio de bagagem
Além dos rastreadores de bagagem, existem outras medidas que você pode tomar para evitar que sua mala seja extraviada. Confira algumas dicas:
Proteja sua bagagem
Os criminosos geralmente preferem malas que são mais fáceis de abrir. Por isso, é importante fechar sua mala com cadeado ou lacre. Você também pode envelopar a mala com plástico para dificultar ainda mais a abertura.
Diferencie sua mala
Quando as malas são muito parecidas, fica difícil identificá-las na esteira, é o que aponta o estudo mencionado acima. Para evitar isso, a dica da ExpressVPN é colocar adesivos, fitas ou outros elementos que diferenciam sua mala das demais. Você também pode optar por uma mala de modelo diferente, que seja mais fácil de identificar.
Use mais de uma etiqueta
A etiqueta de bagagem que é colada na parte externa da mala pode se danificar ou se rasgar durante o transporte. Por isso, é importante colocar também uma etiqueta no interior da mala. Dessa forma, você terá uma cópia das informações de identificação da bagagem caso a etiqueta externa se danifique.
Fotografe os volumes
Fotografar o que está dentro da mala é uma forma de comprovar a propriedade da bagagem em caso de extravio. Faça fotos antes de fechar a mala, após lacrar e, preferencialmente, enquanto estiver sendo despachada.
Preste atenção na etiqueta de bagagem
O check-in é uma etapa importante para evitar o extravio de bagagem. É nesse momento que as bagagens são etiquetadas com as informações do passageiro e do voo. No entanto, pequenos erros podem causar grandes transtornos.
Certifique-se de que as informações na etiqueta de bagagem estejam corretas, incluindo seu nome, endereço, telefone e número do voo. Também verifique se o código de barras está legível.
Além disso, observe se o número de etiquetas impressas corresponde exatamente ao número de volumes que você está despachando.
Retire etiquetas de viagens anteriores
As etiquetas de viagens anteriores podem causar confusão e fazer com que sua mala seja direcionada para outro destino. Por isso, retire todas as etiquetas de viagens anteriores antes de despachar sua mala.
Ao seguir todas essas dicas, você pode reduzir as chances de que sua bagagem seja extraviada e ter uma viagem muito mais tranquila!