Notícias
Visitante de Itaipu poderá interagir com tocha olímpica
- Créditos/Foto:Foto: Nilton Rolin/Itaipu Binacional
- 11/Julho/2016
- Maria Beatriz Vaccari
A Usina Hidrelétrica de Itaipu entrou no clima dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O exemplar da tocha olímpica que passou pela cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, entre 30 de junho e primeiro de julho, está exposto no complexo. O lugar escolhido foi o mirante central, que é um dos pontos mais visitados da usina. Além de ver de perto, os turistas podem tirar fotos e até tocar no símbolo olímpico.
O Mirante Central ainda conta com outra referência às Olimpíadas. A escultura Barrageiro Homem de Aço, que foi construída pelos operários de Itaipu para comemorar os jogos internos na década de 1980, é feita com sucata e pesa duas toneladas. A estátua empunha uma tocha, que ficará acesa com fogo de verdade até o fim dos Jogos do Rio (21 de agosto).
Assim como as Olimpíadas, a usina de Itaipu atrai turistas de diferentes países. O visitante consegue optar por diferentes tipos de passeio: visita panorâmica que leva ao mirante com vista para a barragem, que pode ser combinada com um passeio de catamarã pelo Lago de Itaipu; show de luzes que acontecem às sextas e sábados; e visita técnica pelas áreas internas. Além de ser um passeio bacana, o complexo fica pertinho de pontos turísticos como as Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional de Foz do Iguaçu. Ainda dá para aproveitar as vantagens da tríplice fronteira e esticar a viagem dando um pulinho na Argentina e no Paraguai.