Dicas de Viagem
Passeio dos sonhos pelas encantadoras vilas do Alentejo
- Créditos/Foto:Divulgação
- 07/Março/2019
- Redação
Ruazinhas de pedras, castelos medievais, monumentos históricos e vistas que chamam a atenção. Para os turistas que vão até Portugal conhecer as vilas do Alentejo, maior região do país, o que não vai faltar no roteiro são opções de locais bacanas.
Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos.
Privilegiada por um estilo de vida tranquilo, a região conta com praias intocadas e cidades repletas de atrações. O Alentejo é detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, já que oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros.
Vilas do Alentejo
Mértola
Esta vila foi uma importante cidade do Império Romano e, depois, um grande polo muçulmano. Sua herança islâmica é uma das mais bem preservadas de Portugal. Por lá, é possível encontrar até uma antiga mesquita, onde funciona uma igreja.
O resultado é um destino com edifícios e vestígios antigos. Para completar, Mértola fica em meio a um parque natural e tem vista para o rio Guadiana.
LEIA MAIS: 5 LUGARES DIFERENTES PARA SE HOSPEDAR NO ALENTEJO
DESCUBRA A MELHOR ÉPOCA PARA IR AO ALENTEJO, EM PORTUGAL
Marvão
Este vilarejo também está na Serra de São Mamede, a 12 quilômetros de Castelo de Vide. Rodeado por muralhas de pedra, tem uma arquitetura diferenciada, com muito granito, varandas de ferro forjado e janelas manuelinas.
Arraiolos
Com um peculiar castelo circular, Arraiolos é famosa por suas tapeçarias, um dos artesanatos mais famosos do país. Além do colorido de seus tapetes, que decoram as frentes das lojas locais, a vila tem construções como a Igreja da Misericórdia e a Igreja do Convento de Nossa Senhora da Assunção, decoradas com azulejos.
Monsaraz
Monsaraz fica próxima à fronteira com a Espanha. Suas ruas de pedra e casinhas combinam com os arredores da região. O castelo, que fica no topo da colina, garante uma vista incrível do lago Alqueva – a dica é ir durante o pôr do sol, quando o cenário fica ainda mais bonito.
Castelo de Vide
No topo de uma colina em plena Serra de São Mamede está o Castelo de Vide. Ruazinhas de paralelepípedo são ladeadas por casinhas brancas e flores. Neste vilarejo, a herança judaica é destaque, já que uma antiga sinagoga se tornou um museu.