Notícias
Viagem para a Holanda: confira os festivais pelo país
- Créditos/Foto:Zscherny on VisualHunt / CC BY-NC-SA
- 26/Julho/2018
- Redação
Festivais culturais e gastronômicos podem estar na rota de férias dos turistas que planejam uma viagem para a Holanda a partir de agosto. Isso porque o país está com o calendário recheado de eventos – inclusive fora da capital, Amsterdã. As atrações têm datas até outubro e são realizadas em diversas cidades dos Países Baixos.
LEIA MAIS: 5 ATRAÇÕES DA HOLANDA PARA ENTENDER A RELAÇÃO DO PAÍS COM A ÁGUA
TURISMO NA HOLANDA: ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS EM UTRECHT
Viagem para a Holanda: cultura e gastronomia em festivais
Agosto conta com dois períodos festivos em cidades da Holanda. Entre 10 e 18, é a vez do Festival Internacional de Fogos tomar conta do município de Haia. O balneário de Scheveningen atrai pessoas para assistir a um espetáculo de show de luzes que é, na verdade, uma competição.
Outros países participam do festival, que conta com regras restritas. Cada um tem a mesma quantia em valor para investir em fogos de artifícios, e 80% deles devem ser produzidos na nação de origem participante do evento. Além dos fogos, em uma viagem para a Holanda nesse período, os visitantes se deparam com engolidores de fogo, malabaristas e grupos musicais.
Gastronomia na Holanda
Mais adiante no calendário, entre 23 e 26 de agosto, a cidade de Maastricht recebe os visitantes com um festival culinário na praça Vrijthof. Ao todo, são 30 estandes que funcionam como restaurantes. Além de pratos acompanhados de vinhos, o evento conta com apresentações de música ao vivo e ao ar livre.
A participação é gratuita. De acordo com a organização, toda a renda é doada para caridade.
Natureza e Arte na Holanda
E não é só no Brasil que setembro conta com festivais de flores. Quem estiver em viagem para a Holanda no dia 2, primeiro domingo do mês, pode participar do Bloemencorso, em Zundert. Cerca de 20 vilas se unem para o evento, quando constroem e competem com os melhores carros alegóricos que puderem, decorados com dálias – tipo de flor comum por lá.
Cerca de 10 mil visitantes passam pelo local, onde o artista Van Gogh nasceu. Por toda a cidade, bares e restaurantes locais também participam com atividades especiais.
Já em Roterdã, a segunda maior cidade dos Países Baixos, o calendário de setembro comemora os 100 anos de arte cinética. Uma exposição com o trabalho incia em 22 de setembro, no museu Kunsthal, e permanece até 20 de janeiro de 2019.
A exposição apresenta obras de cerca de 80 entre os mais famosos artistas que contribuíram para o desenvolvimento da arte. A lista vai de pioneiros, como Marcel Duchamp, Alexander Calder e Victor Vasarely, até nomes consagrados, como Julio Le Parc, Gerhard von Graevenitz, e Yayoi Kusama.
Estilo holandês
Em Eindhoven, cidade conhecida como inovadora por conta de sua escola de design, ocorre o evento Dutch Design Week, o maior festival de design do país. Este é o local onde s design industrial, têxtil e de moda, conceitual, gráfico, espacial e de alimentos se une.
No período de nove dias, entre 20 a 28 de outubro, 300 eventos são realizados em cerca de 70 locais, que juntos atraem mais de 150 mil visitantes.