Crédito: Divulgação

Turismo na Holanda: atrações imperdíveis em Utrecht

23 de maio de 2018

Por Maria Beatriz Vaccari

Quando o assunto é turismo na Holanda, vale a pena acrescentar a cidade de Utrecht ao roteiro. O centro medieval conquista viajantes com sua arquitetura moderna, museus e castelos que foram transformados em hotéis e restaurantes. A Holland Alliance, que busca promover o destino no Brasil, separou 8 atrações imperdíveis de Utrecht. Confira:

LEIA MAIS: 9 CURIOSIDADES DO KEUKENHOF, PARQUE DE FLORES DA HOLANDA
OPÇÕES DE PASSEIO NA HOLANDA PARA CURTIR COM AS CRIANÇAS

Turismo na Holanda: 8 atrações para conhecer em Utrecht

1. Passeio pelos canais

Os canais de Utrecht são únicos no mundo. Oudegracht, o principal e mais antigo do país, foi construído no século XII para mudar o curso do rio Oude Rijn e conectar a cidade de Norte a Sul. Grandes castelos foram projetados ao seu redor. No século XIII, estaleiros foram construídos como ruas secundárias no nível da água e hoje abrigam bares e restaurantes que são um atrativo a mais durante os passeios.

2. Castle Oudaen

Localizado no centro da cidade, foi encomendado pela família Zoudenbalch em 1276 e é inteiramente feito de tijolos para garantir a segurança necessária para a época. Em 1395, o prédio ficou nas mãos da família Oudaen, que até hoje dá nome à construção centenária. Com sua própria cervejaria, o local é parada obrigatória para turistas e locais que querem degustar as cervejas enquanto exploram o centro medieval da cidade.

3. Igreja Dom

A igreja gótica Dom foi construída como uma catedral para o bispo de Utrecht e dedicada a St. Maarten. Em seu interior, o altar ricamente decorado atrai muitas pessoas diariamente para uma visita guiada ou um momento de silêncio e paz. Os concertos gratuitos nas tardes de sábado (15h30) são uma atividade familiar tradicional em Utrecht.

4. Torre Dom

A Torre Dom se separou da catedral depois que um tornado atingiu o edifício em 1647. A maior e mais antiga torre da Holanda é o principal ponto de referência de Utrecht e oferece uma incrível vista da cidade.

5. DOM Under

a DOM Under á a nova atração histórica de Utrecht, onde é possível mergulhar na história de 2 mil anos da praça Dom, de Utrecht e da Holanda. É possível fazer uma jornada subterrânea de descobertas, repletas de contos emocionantes e tesouros arqueológicos, que desvenda o passado romano da cidade juntamente com seus dias de glória durante a Idade Média. Além disso, dá para conhecer mais sobre a devastadora tempestade de 1674, quando a cúpula da catedral desabou e a praça Dom surgiu. DOM Under está aberta todos os dias, e durante algumas noites, exceto às segundas-feiras. Devido ao grande interesse, é aconselhável reservar um bilhete antecipadamente.

6. Museu Miffy

Voltado principalmente para crianças pequenas, o Miffy Museum é dedicado exclusivamente a adorável coelhinha Miffy, principal criação do ilustrador Dick Bruna, um dos nativos mais famosos da cidade. Suas histórias foram traduzidas para 40 idiomas e venderam mais de 85 milhões de livros no mundo inteiro. A visita ao Museu Miffy é uma jornada de descoberta que as crianças nunca esquecerão. Os pequenos têm a liberdade de engatinhar, explorar, cheirar, dançar e, assim, aprender enquanto estão brincando.

7. Casa Rietveld Schröder

A Casa Rietveld Schröder é o destaque arquitetônico do movimento artístico De Stijl, que nasceu na Holanda. A casa foi projetada e decorada pelo arquiteto e designer de Utrecht, Gerrit Rietveld, encomendada pela viúva Truus Schröder, em 1924, e concebida de acordo com os princípios do movimento. Com o decorrer dos anos, Rietveld fez vários ajustes no prédio, mas após a morte de Schöder, em 1985, a casa foi restaurada e trazida de volta ao estado original. Muitos móveis originais de Rietveld estão na casa, por exemplo, a famosa cadeira vermelho-azul. Devido ao espaço limitado, é necessária reserva antecipada. Os ingressos para a Casa Rietveld Schröder também incluem ingresso para o Museu Central, no mesmo dia.

8. Museu Speelklok

Próximo à Torre Dom, o Museu Speelklok é um dos museus mais musicais do mundo. A coleção contém relógios de carrilhão, caixas de música, Flötenuhren, pianolas, rouxinol cantor, orquestrinos (incluindo a famosa Violina) e antigos órgãos de rua, de feira e de dança. Visitas guiadas são realizadas a cada hora, mostrando todos os aspectos de seu acervo.