Tags

O ponto de partida do seu roteiro de viagem.

Notícias

Veja como a Páscoa é celebrada ao redor do mundo

Veja como a Páscoa é celebrada ao redor do mundo

Notícias


31 março, 2024
POR: Leo Alves


Além do aspecto religioso, a Páscoa, no Brasil e em muitos outros lugares, é associada à figura do coelho e aos ovos de chocolate. Há países, no entanto, em que as festividades incluem fantasias de bruxas, caça aos ovos, pipas coloridas, marsupiais, omelete gigante e representações teatrais.

Dica: Seguro viagem com 20% de desconto. Use o cupomROTADEFERIAS20.

A Páscoa ao redor do mundo

A operadora turística Fanato listou algumas curiosidades da festividade ao redor do mundo. Confira

Suécia e Finlândia

Nestes países, a Páscoa lembra o Halloween, festa de dia das bruxas nos Estados Unidos. As crianças vestem fantasias e passam de porta em porta em busca de doces. Em troca, deixam um cartão decorado conhecido como “Carta de Páscoa”.

Inglaterra e Estados Unidos

Aqui, a tradição é rolar os ovos morro abaixo. Conhecida como Egg Rolling, a brincadeira começou na Europa pré-cristã com os povos saxões e, posteriormente, continuou na Inglaterra, onde crianças rolavam ovos de galinha decorados. Atualmente, nos Estados Unidos, a Casa Branca promove uma cerimônia anual de Egg Rolling.

Austrália

Em vez do coelho, quem distribui ovos de Páscoa australiana é o Bilby, um marsupial nativo do país. A “troca” ocorreu porque os coelhos são considerados uma praga não controlada por lá, graças a inserção da espécie por um caçador em 1860. Já o Bilby, coitado, corre o risco de extinção, então foi gerada uma grande ação de marketing para dar uma mãozinha na preservação da espécie.

Alemanha

Na Alemanha, a festa é dedicada a Ostara, deusa da primavera. Aqui, o costume é decorar as árvores com ovos de galinha coloridos. Eles são esvaziados por meio de um furo e pintados com tinta e papel.

França

Na França, mais precisamente em Bessières e Mazeres, os ovos são usados para fazer uma grande omelete. O costume começou em 1973 e, atualmente, cerca de 15 mil ovos são adotados no preparo do prato gigante.

Índia

Os hindus comemoram com a realização do festival Holi, para relembrar o surgimento do deus Krishna. A festa inclui muita música, dança e comidas especiais. Pós de diversas cores são usados pelos anfitriões para marcar a testa dos convidados e por crianças e adultos mais empolgados que lançam uns nos outros. O resultado é um ambiente lindo, bem colorido.

Polônia

A crença diz que os patriarcas das famílias não podem participar da preparação do famoso Pão de Páscoa. Caso contrário, seu bigode pode ficar cinza e a receita desandar. Por isso, além de irem para a cozinha, as mulheres recebem lançamentos de baldes cheios de água ou perfume. A celebração é chamada Smingus-Dyngus.

Espanha

Na Espanha, a celebração de Páscoa é essencialmente religiosa, e a semana santa inteira é considerada feriado. Durante esse período, ocorrem inúmeras celebrações por todo o país. As pessoas se fantasiam de romanos, de Jesus ou de apóstolos e carregam pelas ruas a cruz sagrada. Além disso, há procissões com fiéis usando capuzes e tochas. As procissões em algumas cidades são tão importantes quanto o carnaval para o Rio de Janeiro.

Bermudas

Aqui, a páscoa é celebrada com pipas coloridas enfeitando o céu na sexta-feira. Os artefatos simbolizam a ascensão de Cristo.

Guatemala

As ruas das cidades são cobertas por incenso e carpetes de flores coloridas, sobre os quais os fiéis caminham para chegar até a igreja. Além disso, há celebrações culturais com trajes coloridos e máscaras.

O que você precisa saber antes de viajar para o exterior

Quando planejo minhas viagens, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.

É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de internet. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.

Já fez a reserva da passagem aérea?

Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.

Onde ver preços: Vai de Promo

Sabe onde ficará hospedado?

Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com

Já garantiu o seguro viagem?

Indico de longe a plataforma da Seguros Promo, um metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Use o cupom abaixo para garantir descontos.

Onde consultar: Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto)

Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?

Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da Seguros Promo, que têm ótimo atendimento e nunca me deixam na mão. Vale a pena consultar também as ofertas da America Chip. Ambos, inclusive, têm planos de eSim.

Onde pedir:  Seguros Promo (cupom ROTADEFERIAS15 para 15% de desconto) e America Chip (cupom ROTADEFERIAS para 10% de desconto).

Vai alugar carro? Reserve com antecedência

Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.

Onde reservar: Mobility

Reservou os ingressos das atrações?

Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como GetYourGuide e Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.

Onde reservar: GetYourGuide e Civitatis





planeje sua viagem PLANEJE SUA VIAGEM

Chip viagem

Chip viagem

Acesse internet e telefone de qualquer lugar do mundo

Confira aqui

AMERICA CHIP

Seguro viagem

Seguro viagem

Pesquise várias seguradoras de uma vez e ganhe desconto de 15%

Contrate aqui

SEGUROS PROMO

Passagens aéreas

Passagens aéreas

Os melhores preços para viajar no Brasil e no mundo

Compre aqui

VAI DE PROMO

Reserva de hotéis

Reserva de hotéis

Encontre a melhor opção de hospedagem para você

Reserve aqui

BOOKING

informativo img
Informativo

Cadastre-se e receba com exclusividade nossos conteúdos.