Notícias
Conheça os pontos turísticos da Mongólia, na Ásia Oriental
- Créditos/Foto:ILO in Asia and the Pacific on VisualHunt / CC BY-NC-ND
- 03/Setembro/2018
- Redação
Belo cenários com montanhas e lagos são algumas das atrações encontradas nos pontos turísticos da Mongólia, país localizado na Ásia Oriental. A agência Interpoint Viagens & Turismo listou algumas experiências legais para curtir no país. Além disso, dá para esticar um pouquinho a viagem e visitar a Rússia.
LEIA MAIS: SUDESTE DA MALÁSIA RECEBE NOVO RESORT DE LUXO
ÁSIA: VIAJE DE TREM PELA LENDÁRIA ROTA DA SEDA
Pontos turísticos na Mongólia: roteiro
A viagem começa com a capital Ulaanbaatar, a parte mais industrializadada país, onde o velho e o moderno coexistem harmoniosamente. Entre os pontos turísticos da Mongólia, a praça central Sukhbaatar é um dos recomendados pela agência. O local é uma homenagem ao imperador Genghis Khan.
O mercado de NaraanTuul também fica na capital e é outro ponto de parada. O espaço concentra artesanato, tapetes, celas de montaria e trajes típicos. A região também abriga o Hutsai National Park, que vale a visita. O local é berço dos célebres cavalos Prezewalski – uma subespécie selvagem, nativa dos desertos da Mongólia.
Seguindo no roteiro, a próxima escala é a parte sul do deserto de Gobi – o viajante deve voar do aeroporto de Ulaanbaatar até Dalanzadgad. O percurso deve durar uma hora e uma das opções de hospedagem é o ThreeCamelLodge, estabelecimento que ficou classificado entre os 50 melhores ecolodges do mundo. Camping de luxo com banheiro privativo e instalações confortáveis são algumas das características do local.
Tour pelo deserto
Uma das atrações imperdíveis em Gobi são as Petroglyphs – esculturas rupestres estimadas entre 5 mil e 6 mil anos de existência. Elas ficam no topo de uma montanha, em Havtsgait.
Em seguida, aproveite para visitar o Bayanzag, também conhecido como Penhascos Flamejantes ou Gobi do Sul. O local é formado por rochas vermelhas, que projetam-se rapidamente no céu e mostram uma visão da luz do sol em tons de tangerina.
Da Mongólia para a Rússia
A sugestão de roteiro da Interpoint segue viagem, partindo do deserto, para Ulan-Ude, em solo russo. O destino reserva muito da cultura mongol-budista, na Sibéria oriental. Além disso, é possível percorrer os vilarejos de Tarbagatai e Desvanitkovo, desfrutar de um almoço típico nas casas das famílias locais e aprender sobre seu modo de vida.
A próxima parada é Irkutsk, capital da Sibéria Oriental, a 70 km do Lago Baikal. Os principais destaques são as construções arquitetônicas do seculo XIX, igrejas renovadas e o projeto Kyartal. Esse último trata-se de um bairro inteiro constituído de edifícios de madeira da Sibéria. O local abriga novos restaurantes e o curioso museu Taltsy, ao ar livre.
A viagem à Rússia prossegue até o viajante chegar ao Vale dos Gêiseres e na Caldeira de Uzon, em Petropavlosk-Kamchatsky. Ali, é possível sobrevoar os locais de helicóptero. Em seguida, com sobrevoo pelo famoso Lago Kurilskoye, dá para avistar os ursos marrons, as águias-do-mar estelares e os locais de desova dos salmões.
No dia seguinte, um veículo especial leva a galera ao Vulcão Avachinsky pela manhã, em um trajeto de cerca de duas horas. Esse é um dos mais ativos da região – com crateras espetaculares cheias de lava endurecida e fumaça escorrendo.
Ainda em Petropavlosk-Kamchatsky, não deixe de de ir até o rio Bystraya, a cerca de três horas da cidade. Percorra as águas em raftings e desfrute de atividade de pesca no gênero pegar e soltar. Em seguida, conheça as fontes termais quentes de Malkinskiye, no vale do rio, um ótimo lugar para tomar banho e descansar.
Confira no álbum algumas fotos dos pontos turísticos da Mongólia e da Rússia: