Notícias
Panamá aposta em "turismo do futuro" com ações sustentáveis
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 18/Março/2022
- Redação
Ao assinar a declaração Transformação para o turismo do futuro, o Panamá volta os olhos para as viagens mais verdes.
O Plano Mestre para o Turismo Sustentável do país, com metas estabelecidas até 2025, destaca os três pilares de desenvolvimento: o do Patrimônio Cultural (cultura multifacetada), o do Patrimônio Verde (biodiversidade extraordinária) e o do Patrimônio Azul (maravilhas oceânicas).
Seguro viagem prático e eficiente – Ganhe 5% de desconto ao usar o cupom ROTADEFERIAS5 na caixa “Cupom de desconto” da Seguros Promo.
Turismo sustentável no Panamá
Como exemplos de ações nesse sentido desponta o trabalho realizado em comunidades locais e indígenas para reativar o turismo e, ao mesmo tempo, preservar o legado biocultural dessas culturas.
Assim, na bacia hidrográfica do Canal do Panamá, por exemplo, é possível viajar no Rio Gatun para visitar a comunidade Embera e entender melhor sua cultura ancestral.
Não se trata, porém, de uma “experiência apenas para gringo ver”. O governo colabora com o ecossistema, valorizando setores como a gastronomia da região, provinda de raízes caribenhas.
Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.
No Parque Nacional Coiba, por sua vez, é possível experimentar uma vida sustentável ao visitar as comunidades locais e alguns projetos de conservação de tartarugas.
Entre outras regiões de interesse estão a Baía do Panamá e o Arquipélago Las Perlas, sob a observação do Instituto Smithsonian de Investigaciones Tropicales, que oferece um refúgio para baleias migratórias todos os anos.
Já no Planalto de Chiriquí, onde o café Geisha – o mais valioso do mundo – é colhido nas comunidades indígenas de Ngäbe e Buglé, o governo vem expandindo o circuito de apoio para gerar novas experiências turísticas nas fazendas locais. Atualmente, é possível visitar 15 produtores locais, mas a ideia é que esse número aumente para 42.
Também está em andamento um projeto para desenvolver e reabilitar 1.000 km de trilhas em todo o país. A ideia é integrar as comunidades locais e permitir se beneficiem dos novos traçados
Vai viajar de avião? Pesquise aqui as melhores opções de passagens aéreas.
Turismo do futuro
Outros países que estão se juntando ao Panamá na declaração Transformação para o turismo do futuro são Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala e Honduras.
“Quando se fala em turismo do futuro, precisamos pensar desde como conservar a vida selvagem e os ecossistemas até promover o crescimento das comunidades locais. Nossa abordagem é atrair as sensibilidades do viajante moderno para esse novo modelo de viagens”, aponta Fernando Fondevila, diretor executivo da PROMTUR, o órgão de turismo oficial do Panamá.