Roteiro
O que fazer em Tóquio: 5 bairros imperdíveis
- Créditos/Foto:Divulgação/Quickly Travel
- 03/Outubro/2023
- Redação
Quem procura o que fazer em Tóquio, no Japão, precisa incluir no roteiro visitas a alguns bairros que sintetizam o que há melhor na cidade, como atrações turísticas, lojas, excelente gastronomia e muitas opções de lazer.
A Quickly Travel, agência de viagens do Grupo JTB, listou algumas dicas do que ver e fazer em cinco bairros famosos da capital japonesa. São eles.
- Shibuya
- Harajuku
- Ginza
- Akihabara
- Nakameguro
Se a ideia é não perder tempo, dá até para contratar um tour privado a fim de conhecer os principais pontos turísticos da cidade.
E aí, pronto para explorar Tóquio?
O que fazer em Tóquio: 5 bairros imperdíveis
Confira o que fazer nos cinco bairros mais turísticos de Tóquio, no Japão:
Shibuya
De todos os 23 bairros de Tóquio, Shibuya é, sem sombra de dúvidas, o mais famoso, por conta da sua inconfundível agitação. É ali, em uma esquina de arranha-céus, onde está situado um dos cartões postais da cidade: o maior e mais movimentado cruzamento do mundo, com circulação de aproximadamente 3 milhões de pessoas ao dia.
São cinco ruas envolvidas no pitoresco entroncamento, oito semáforos diferentes e um intervalo médio de três minutos de travessia.
Observar a circulação de pessoas se movendo de um lado para outro pode ser bem interessante. O melhor ponto para dar uma espiadinha no mar de gente é no segundo andar da Shibuya Station.
A vista é excelente, mas não é a maior atração do local. Por ali, uma simpática estátua, erguida em homenagem à emocionante história de amor e fidelidade entre um homem e um cãozinho da raça Akita, atrai turistas de todos os lugares do mundo.
Harajuku
Harajuku é uma das regiões mais cools e divertidas de Tóquio. Amplamente frequentada por adolescentes e jovens de todas as idades, o bairro é o epicentro da cultura pop japonesa e é famoso por abrigar inúmeras lojas que vendem desde roupas mais despojadas e coloridas a acessórios para quem quer fazer cosplay.
Para quem ainda não decidiu o que fazer em Tóquio, vale a pena reservar um tempinho para explorar o comércio e misturar-se à juventude japonesa.
Uma vez na região, não deixe de visitar os muitos cafés temáticos. Tem de tudo um pouco, desde bichinhos fofinhos, como cachorros, gatos, corujas até docinhos coloridos. A dica é viajar com um chip de internet para registrar tudo e postar, já que não faltam cenários instagramáveis.
Ginza
Em Tóquio, o luxo atende por Ginza. É ali onde estão situadas as mais famosas grifes do mundo, como Dior, Chanel, Louis Vuitton, Rolex e tantas outras. Os melhores e mais refinados restaurantes do Japão e do mundo também estão presentes na região.
A Chuo-dori, principal avenida do bairro, é o equivalente à 5th Avenue (em Nova York) da capital japonesa, mas incrivelmente silenciosa. Um dos destaques da região é o edifício da Wako e a sua icônica Torre do Relógio Hattori, que anos mais tarde se tornou a Seiko.
Akihabara
Se existe um bairro onde otakus (fãs de animes e mangás) e apaixonados por tecnologia vão à loucura, esse lugar se chama Akihabara. A região é amplamente reconhecida por reunir um grande número de lojas de eletrônicos, jogos e artigos ligados aos animes japoneses e seus personagens.
O local é bastante frequentado por japoneses e turistas, sobretudo aos domingos, quando a principal rua é fechada para a circulação de carros.
Akiba, como é carinhosamente reconhecido no Japão, também é muito popular por oferecer máquinas ao melhor estilo fliperama. Por ali, é possível encontrar desde lançamentos tecnológicos, como um PS5, além de videogames antigos e produtos para colecionadores. Seja você um fã de tecnologia ou não, vale a visita.
Nakameguro
Longe das compras e da agitação dos grandes centros, Nakameguro inspira tranquilidade. É uma das zonas residenciais de classe média-alta de Tóquio e, talvez, um dos locais mais bonitos para se estar durante a primavera no Japão.
O Rio Meguro, que mais se parece com um canal, é um charme. É ali, aliás, onde a magia do desabrochar da sakura (flor de cerejeira), acontece, ao sobrepor às calmas águas do Meguro com uma sombra rosada.
O que você precisa saber antes de ir a Tóquio
Quando planejo minhas viagens para Tóquio, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.
É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.
—
Já fez a reserva da passagem aérea?
Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.
Onde ver preços: Vai de Promo
—
Sabe onde ficará hospedado?
Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.
Onde ver preços e avaliações: Booking.com
—
Já garantiu o seguro viagem?
Indico de longe o Seguros Promo, metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
Onde consultar: Seguros Promo
—
Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?
Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que têm ótimo atendimento e nunca me deixam na mão. Eles, inclusive, têm planos de eSim.
Onde pedir: America Chip
—
Vai alugar carro? Reserve com antecedência
Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.
Onde reservar: Mobility
—
Reservou os ingressos das atrações?
Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.
Onde reservar: Civitatis