Notícias
O que curtir no Rio durante as Olimpíadas
- Créditos/Foto:J.P.ENGELBRECHT PMERJc
- 05/Agosto/2016
- Paulo Basso Jr.
O Rio de Janeiro está com uma agenda recheada de eventos para quem vai acompanhar as Olimpíadas na cidade, entre os dias 5 e 21 de agosto. A programação inclui atividades culturais e gastronômicas em casas temáticas montadas por diversos países participantes dos jogos, bem como carnavais de rua, concertos ao ar livre, festivais de luzes, shows e locais para acompanhar as disputas em telões.
Fora das arenas esportivas e do Parque Olímpico da Barra, que reúne bares, restaurantes e lojas – e, por conta disso, deve funcionar como um grande point de relacionamento para quem tiver ingressos – , a galera deve se concentrar, principalmente, no Boulevard Olímpico.
Essa espécie de fan fest será montada em dois lugares: o Parque Madureira, onde será possível acompanhar as partidas em telões, deixar as crianças em um parquinho com monitores e assistir a shows, e o Porto Maravilha, esse sim o grande centro de diversão das Olimpíadas do Rio.
Porto Maravilha
Localizado na Zona Portuária revitalizada do Rio de Janeiro, o Boulevard Olímpico se espalhará no trecho da orla entre a Gamboa e a Praça XV. Ali, mais do que telões para ver os jogos, há uma programação diária de shows, que inclui apresentações gratuitas de nomes como Paralamas do Sucesso, Zelia Duncan, Fernanda Abreu, Elba Ramalho, Maria Rita, Preta Gil e Erasmo Carlos. Os espetáculos mais desejados rolam entre 20h e 23h e a programação você confere aqui.
O Porto Maravilha concentrará ainda uma série de outras intervenções culturais. Entre elas, desfiles carnavalescos, paradas musicais, projeções de luz, um enorme mural grafitado e até um balão panorâmico, cujo voo a 100 metros de altura é gratuito, mas precisa ser reservado com antecedência.
Outro destaque do Porto Maravilha é a Pira Olímpica, que pela primeira vez ficará fora das imediações de um estádio olímpico. Quem quiser vê-la de perto e tirar uma bela selfie deve ir para frente da Igreja da Candelária.
A região contará ainda com ampla oferta gastronômica graças à presença de food trucks. E todos os dias, às 22h, haverá uma queima de fogos de artifício atrás do Museu do Amanhã. É festa que não acaba mais.
Casas temáticas
Parte do agito olímpico também deve rolar nas casas temáticas que diversos países participantes dos jogos montaram no Rio de Janeiro. Algumas delas estão no Centro, na região do Porto Maravilha, com destaque para a Casa do Brasil. Ali dá para curtir atividades esportivas e culturais, além de degustar café, chocolate, cachaça e vinho.
Colômbia, Austrália, México, Japão e Portugal (este com restaurantes que servirão pratos como bacalhau à brás e pastel de nata) também têm casas na região, assim como a Finlândia, que deu vida a um mundo do Papai Noel para as crianças.
A NBA, associação de basquete norte-americana, montou um espaço voltado para os fãs no Centro. Quem for até lá poderá ver de perto o troféu Larry O’Brien, taça entregue aos campeões.
Outras regiões do Rio também concentram casas de países. No campo de beisebol da Lagoa, por exemplo, a Suíça ergueu um parque com gôndola giratória, trenzinho e globo de neve. Salsichas, chocolates e vinhos poderão ser degustados por lá.
A Jamaica, por sua vez, promete levar muito gingado e atrações culturais à Praça Santos Dumont, na Gávea. Quem quiser curtir o velocista Usain Bolt em telões será muito bem recebido no espaço. Enquanto isso, a França irá promover na Sociedade Hípica Brasileira um show com DJ para 2 mil convidados, além de vender comidas típicas.
Em Ipanema, a Dinamarca divulgou que vai distribuir cerveja em alguns dias da semana, além de contar com uma área da Lego para as crianças se divertirem. Já a Alemanha promoverá workshops com um mestre cervejeiro e terá opções gastronômicas na praia do Leblon.
Confira a localização e programação completa das casas aqui.
Pontos turísticos
O Ministério da Cultura pretende rechear a programação olímpica com uma série de eventos em diversos pontos turísticos do Rio. Entre as atrações está o “Piano no Arpoador”, com concertos que serão realizados ao pôr do sol, por artistas brasileiros, em um piano montado na pedra do Arpoador.
Outros locais, como a Fundição Progresso, os Arcos da Lapa, museus e a Biblioteca Nacional também terão agenda cheia.
Até mesmo o hotel Copacabana Palace está com um show com projeções de luzes na fachada. A apresentação de 10 minutos rola diariamente até 14 de agosto às 19h e tem como base imagens de borboletas com bandeiras de países.
Ao todo, serão mais de 2 mil eventos culturais no Rio de Janeiro entre os dias 5 e 21 de agosto. Para não ficar de fora, uma boa dica é baixar os aplicativos Culturi, com os destaques da programação cultural, e Rio2016, que serve como apoio ao turista que vai aos jogos.
Fique atento também às dicas para chegar às arenas, eventos e pontos turísticos de transporte público, como metrô, BRT e trem. Aproveite ainda para desfrutar deste roteiro completo de 5 dias e curtir tudo que o Rio de Janeiro oferece de bom.