Notícias
10 atrações de ecoturismo no Litoral Norte de São Paulo
- Créditos/Foto:Divulgação/ Eliria Buso
- 26/Abril/2022
- Redação
O Litoral Norte de São Paulo é o destino perfeito para ecoturismo e atividades em contato com a natureza. A região, que abriga boa parte da Mata Atlântica preservada do estado, é composta pelas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, que contam com trilhas, cachoeiras, rios e muitos outros atrativos naturais.
Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.
10 atrações de ecoturismo no Litoral Norte de São Paulo
1. Trilha da Torre 47 (Bertioga)
Localizada perto do centro da cidade, a trilha de cinco quilômetros passa pela histórica Ponte da Banana e adentra em uma densa vegetação de Mata Atlântica e restinga.
Com um trajeto de cerca de quatro horas, ida e volta, passa por um linhão de energia até a torre de transmissão 47, chegando até a cachoeira que leva o mesmo nome da trilha. O lugar é ideal para rapel, trekking, observação de aves e banho de rio.
2. Trilha do Guaratuba (Bertioga)
A Trilha do Guaratuba, a mais visitada do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB), é cercada por riachos, poços, cachoeiras e pequenas praias naturais. Nesse roteiro, é possível encontrar grande diversidade de vegetação, como florestas paludosa, de restinga e submontana, além de animais nativos. O local também é ótimo para atividades de educação ambiental, passeios, ciclismo e corridas..
Reserva de hotéis, pousadas e casas de aluguel. Compare e confira aqui as melhores opções no Litoral Norte
3. Passeios Náuticos (Caraguatatuba)
Em um passeio de lancha por Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, é possível conhecer lugares como os ilhotes da Cocanha, a pouco mais de um quilômetro da praia de mesmo nome, e que conta com uma das maiores fazendas de mariscos do Estado, com 36 mil m² e uma produção que pode chegar a até 160 toneladas por ano.
Há também a Ilha do Tamanduá, com 1.133 m², que é coberta por vegetação natural e conta com cinco praias: do Fogaça, da Fazenda, do Meio, da Laje e do Sururueiro.
4. City tour 4×4 pelas praias ou mirantes (Caraguatatuba)
Outra boa opção para conhecer as praias da cidade, como Cocanha, Mococa e Martim de Sá, é um passeio de 4×4. Além disso, há opção de tour que visita as principais atrações histórico-culturais da cidade, assim como o complexo Mirantes da Orla, que reúne três mirantes: o do Mangue, do Costão e o do Pôr do Som. Além de oferecer bela vista da região – incluindo as cidades vizinhas de São Sebastião e Ilhabela – o local foi projetado para funcionar como um point cultural, recebendo eventos musicais.
Aluguel de carro mais barato? Pesquise por diversas locadoras de uma vez aqui e encontre os melhores preços.
5. Trilhas da Travessia Bonete-Castelhanos e Subida do Baepi (Ilhabela)
A cidade tem diversas trilhas para quem curte trekking na natureza, principalmente no Parque Estadual de Ilhabela. Há, inclusive, opções para aqueles que gostam de percursos longos. A Travessia Bonete-Castelhanos, por exemplo, percorre todo o sul da Ilhabela, passando por sete praias, além de cachoeiras e comunidades caiçaras.
Já a trilha que leva até o Pico do Baepi tem nível de dificuldade difícil e percurso de 7,4 quilômetros (ida e volta). Antes do primeiro quilômetro, possui um belo mirante com vista panorâmica do Canal de São Sebastião, de onde se avista o Parque Estadual da Serra do Mar, os municípios de Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba, além de ilhas como as do Arquipélago dos Alcatrazes, protegidas pela Estação Ecológica de Tupinambás.
6. Observação de cetáceos (Ilhabela)
Com um litoral formado por ilhas, ilhotes e parcéis, Ilhabela abriga 11 espécies de baleias e golfinhos que frequentam a região ao longo do ano. A espécie que mais se destaca é a baleia-jubarte, famosa por seus saltos e cantos. Na cidade, elas estão de passagem e costumam ser mais vistas entre os meses de maio e agosto. Outra que marca presença constante por ali é a baleia-tropical (Bryde), podendo ser considerada uma residente.
Os golfinhos também dão um show no mar, já que o arquipélago é privilegiado pela presença de sete espécies diferentes. Os que mais encantam com suas acrobacias e simpatia são o golfinho-pintado-do-atlântico e o golfinho-nariz-de-garrafa. As toninhas são moradoras ilustres, embora difíceis de serem avistadas.
As orcas, por sua vez, visitam o destino esporadicamente e podem ser avistadas em diferentes épocas do ano.
Reserve tours, ingressos e transfers antes de sair de casa e pague em parcelas. É cômodo, seguro e você ganha um tempão.
7. Rapel Maresias-Paúba (São Sebastião)
Ligando as praias de Maresias e Paúba, a trilha de dois quilômetros proporciona diversos visuais panorâmicos do lugar. Na paisagem, mar, faixas de areia, costões rochosos e muito verde. Curta e com fácil acesso, a Trilha dos Mirantes é um passeio ideal para quem busca contato com a natureza, mas sem muito esforço.
Além disso, para os aventureiros, o final do passeio leva até o Costão da Paúba, local ideal para a prática de rapel. Com dez metros de altura e duas descidas, o rapel de Paúba é indicado para todos os níveis de praticantes, inclusive os corajosos de primeira viagem.
8. Trilha Ribeirão de Itu (São Sebastião)
Formado por três cachoeiras, o complexo Ribeirão de Itu situa-se em Boiçucanga, no Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar. O percurso tem nível moderado e segue entre rio e mata, levando até as quedas: da Hidromassagem (900 metros), da Pedra Lisa (um quilômetro) e Samambaiaçu (1,2 quilômetro).
Durante a trilha, além de mergulhar nas águas cristalinas das cachoeiras, é possível observar a rica biodiversidade da Mata Atlântica, encontrando espécies de flora como figueira, bicuíba e a própria samambaiaçu – árvore que dá nome à queda d’água e, em tupi, significa samambaia gigante.
O roteiro se divide em duas partes: de um lado, as cachoeiras da Pedra Lisa e da Hidromassagem, sendo a primeira a mais alta do complexo; e do outro, Samambaiaçu, com um percurso mais complicado, mas que é compensado pela exuberante vegetação e pelo poço para banho.
Siga a cobertura de nossos repórteres no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories repletos de informações.
9. Parque Estadual Ilha Anchieta (Ubatuba)
A Ilha Anchieta faz parte da área de proteção ambiental do Parque Estadual da Ilha Anchieta. Oferecendo grande oportunidade de integração à natureza, com rica fauna e flora e um mar transparente propício para mergulho, o local é ideal para um passeio de escuna ou lancha, ou um roteiro por trilhas com mirantes e vistas imperdíveis.
A ilha também abriga um complexo de ruínas tombadas pelo Condephaat, com mais de 2 mil m² de edificações conservadas, incluindo o Presídio, onde ocorreu uma das maiores rebeliões nos anos 1950.
10. Núcleo Picinguaba (Ubatuba)
O Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Picinguaba, é responsável pela conservação de 80% da área territorial do município e é composto por aproximadamente 47 mil km² de fascinante beleza. O trecho de Ubatuba abriga e protege o mais completo ecossistema e é um dos únicos Núcleos que preserva desde o topo da serra até a orla marítima.
Com o grande objetivo de conservação, o Núcleo Picinguaba desenvolve inúmeras pesquisas e principalmente programas de conscientização. Assim, dentro do parque, é possível encontrar um vasto roteiro ecológico monitorado por profissionais formados pelo próprio programa.
Existem passeios para todos os gostos, idades e objetivos, como cultural, ecológico ou turístico, com a opção de praias, serra, cachoeiras, mangue e mar. Há também comunidades tradicionais, gastronomia e artesanato dentro do complexo.
PLANEJE SUA VIAGEM
Ao planejar uma viagem para curtir o o Litoral Norte de São Paulo, é importante ficar atento a uma série de detalhes. Na hora de comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para eventos, usamos as ferramentas abaixo, sempre muito úteis.