Notícias
Justiça suspende leilão da Avianca
- Créditos/Foto:Gustavo H. Braga on VisualHunt / CC BY-NC-SA
- 07/Maio/2019
- Leo Alves
Uma determinação da Justiça de São Paulo suspendeu o leilão da Avianca, que estava marcado para esta terça-feira (7). Segundo o portal G1, a suspensão do pregão foi pedido pela Swissport Brasil, que é uma das credoras da companhia aérea.
Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos.
Empresa de logística em aeroportos, a Swissport alega ser credora de R$ 17 milhões, além de questionar a legalidade do plano de recuperação judicial da Avianca. Isso porque ele é baseado na transferência de slots, que nada mais é que os direitos de pousos e decolagens. Entretanto, essa prática é proibida por lei e já foi contestada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
As três principais empresas brasileiras de aviação — Latam, Gol e Azul — estavam credenciadas para participar do leilão. Porém, a suspensão foi feita por meio de uma liminar e pode ser derrubada a qualquer instante.
Leilão da Avianca
A ideia do pregão da empresa aérea era leiloar sete unidades produtivas isoladas (UPIs) com os slots da Avianca. O programa de fidelidade da cia. (Amigo) também estaria incluído no leilão.
LEIA MAIS: CONFIRA COMO ESCOLHER AS MELHORES PASSAGENS AÉREAS
GOL VAI TER VOOS DIRETOS PARA LIMA, NO PERU, A PARTIR DE DEZEMBRO
Das sete UPIs, cinco teriam slots para os aeroportos de Guarulhos e Congonhas (SP), e Santos Durmont (RJ). A UPI F só teria voos para Congonhas. Já o programa Amigo, que conta com 3 milhões de usuários, seria leiloado em uma UPI isolada.
Maiores aeroportos
E por falar em aviões, confira na galeria a seguir quais são os maiores aeroportos do mundo.