Notícias
Houston celebra 50 anos da chegada do homem à Lua
- Créditos/Foto:Paulo Basso Jr.
- 10/Dezembro/2018
- Paulo Basso Jr.
Em 16 de julho de 2019 terão se passado 50 anos desde que o homem pisou pela primeira vez na Lua. Não é preciso esperar tanto, porém, para celebrar o feito de Neil Armstrong, um dos astronautas que tripulava a nave Apollo 11, que viajou com sucesso até o satélite natural.
LEIA MAIS: VIAGEM PARA HOUSTON, NO TEXAS, É CHEIA DE SURPRESAS
CONHEÇA O KENNEDY SPACE CENTER, PERTINHO DE ORLANDO
Desde já, quem for até Houston, Texas, e passar no famoso complexo Space Center, poderá conferir uma série de atrações dedicadas a essa grande conquista espacial americana. O centro educativo é vizinho da NASA e funciona como porta de acesso ao Johnson Space Center’s Visitor Center, área aberta para visitas na agência espacial.
Uma exposição temporária permite ao viajante tocar em uma pequena pedra lunar, ver outras rochas trazidas de lá, conhecer detalhes da missão Apollo e assistir a filmes educativos. Há ainda uma série de cápsulas históricas, trajes de astronautas que estiveram no satélite natural, veículos de transporte e outros detalhes curiosos à mostra.
Até 27 de janeiro, um espaço chamado The Gallery estará aberto com quadros de artistas famosos que retrataram o programa espacial. Entre eles, destacam-se Andy Warhol, Annie Leibovitz, Robert Rauschenberg, Jamie Wyeth e William Wegman.
Space Center Houston
As atrações especiais para celebrar a chegada do homem à Lua se juntam a outras que, permanentemente, atraem diversos turistas para o Space Center Houston todos os anos. Entre elas estão réplicas de laboratórios e a White Room, onde você se vê em um corredor idêntico ao que os astronautas passam antes de embarcar nos foguetes.
O local conta ainda com a Independence Plaza, área que abriga um avião Boeing 747 que, durante 42 anos, foi usado centenas de vezes para transportar naves. Acima dele há uma réplica em tamanho natural de um ônibus espacial, onde também é possível entrar.
Houston, we have a problem
Em determinadas horas do dia, um trenzinho parte do Space Center Houston rumo ao Johnson Space Center’s Visitor Center, na NASA propriamente dita. O tour para em galpões onde são feitos testes e pesquisas espaciais, permite chegar próximo a um dos foguetes mais poderosos já construídos e tem como auge a visita à histórica Sala de Controle do programa Apollo.
O local, que passa por restauração e deve ficar pronto apenas em julho de 2019 (embora a visita até lá esteja liberada), recebeu desde a primeira até a última mensagem transmitida por um ser humano diretamente da Lua. Foi ali também que ecoou a famosa frase: “Houston, we have a problem”, falada pelo astronauta John Swigert e eternizada pelo ator Tom Hanks no filme Apollo 13.
Missão Marte
Uma vez no Space Center Houston também dá para visitar áreas dedicadas à Estação Espacial Internacional e à Missão Marte.
Nesta última, dá até para tocar em uma pequena pedra marciana, bem como conferir quadros ilustrados com detalhes curiosos a respeito da temperatura e de outras condições do planeta. Isso sem contar as informações atualizadas sobre a primeira viagem tripulada ao planeta vermelho, prevista para 2030.
Space Center Houston: quanto custa
Os ingressos para o Space Center Houston podem ser comprados na hora ou via internet. Custam US$ 29,95 para adultos, e US$ 24,95 para crianças.