Destino
Vale do Douro
- 09/Maio/2018
- Bianca Bellucci
Serviços
Delfim Douro
Hotel bastante confortável, no topo de uma encosta, com uma esplêndida vista do Douro.
Império Hotel
Opção simples e funcional no centro da cidade, a um passo do cais e da estação de trem.
Bairro do Casal
Charmosa pousada de apenas 5 quartos na área rural, ideal para um pernoite relaxante.
Douro à Mesa
Destaca-se pelo bacalhau, pelo porco grelhado e pelo ótimo vinho da casa.
Petiscaria Preguiça
Destaca-se pela sopa de peixe e pelos pescados fritos, muito bons.
Trás da Sé
Comida deliciosa por preços convidativos. Experimente o cabrito.
Roteiro
O que fazer no Vale do Douro (Portugal)
Lamego e Peso da Régua
- Lamego é a primeira cidade que vale visitar no Vale do Douro para quem vem do Porto, a meros 13 km de distância. Comece com uma visita à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, uma obra barroca no alto de uma colina com uma interminável escadaria de 686 degraus a seus pés. Se não quiser encarar a escalada a pé, não se preocupe: também há acesso por carro.
- Depois, visite o Museu de Lamego, com obras sacras e artísticas desde a Idade Média. Ao redor da Sé, ficam ótimas tascas para o almoço.
- À tarde, siga para Peso da Régua e reserve um passeio de barco pelo Douro para o final da tarde ou para a manhã do dia seguinte.
O que fazer no Vale do Douro (Portugal)
Alto Douro
- O Douro pode ser explorado em passeios de barco, de trem ou de carro pelas estradas pequenas e sinuosas que cruzam as montanhas. Nelas, você chega a vilarejos como Armamar, Tabuaço, Pinhão e Sabrosa, entre outras.
- Escolha uma vinícola para degustação e faça uma parada em qualquer desses vilarejos para o almoço. Mesmo nas tascas mais simples, a comida é sempre honesta, não raro suprema.
- À noite, o movimento em Peso da Régua se concentra nos muitos bares e restaurantes às margens do rio.
O que fazer no Vale do Douro (Portugal)
Vila Nova de Fôz Coa
- Seguindo no sentido leste pelo Douro, as últimas vilas são Vila Nova de Foz Côa e Barca D’Alva. A primeira é uma das mais antigas cidades de Portugal, fundada em 1299 e com presença humana muito mais antiga que isso, como pode ser verificado no Parque Arqueológico de Foz Côa, um dos maiores sítios de arte rupestre do mundo.
- Barca D’Alva vale como curiosidade: é a cidade que faz fronteira com a Espanha e que conta com oliveiras, amendoeiras e vinhedos, claro, além de alguns cânions ao longo do Douro.
Na hora de montar um roteiro no Vale do Douro, consulte também o site oficial de turismo da região.