Especiais

Desbloqueando a liberdade financeira: 5 movimentos estratégicos para uma gestão ideal do dinheiro

Ter liberdade financeira é fundamental para conseguir aproveitar o seu dinheiro sem ficar preso a alguma dívida ou gasto desnecessário. Com a gestão financeira adequada e estratégias certas é possível ter liberdade financeira para sair quando quiser, jogar no 777Bet e comprar o que quiser sem dificuldades.

Segundo uma pesquisa da fintech Onze, 74% dos brasileiros consideram o dinheiro uma verdadeira angústia do dia a dia. O IBGE mostra que apenas 1% da população consegue viver dos próprios recursos antes dos 60 anos devido a problemas de elaborar planejamentos a longo prazo. Por outro lado, uma pesquisa do ESPRO aponta que cerca de 84% dos brasileiros almejam a independência financeira.

Quais as prisões financeiras que deixam o brasileiro estagnado?

O desejo de ter independência financeira e conseguir ser sustentado por recursos próprios é muito presente, mas por que será que a maioria das pessoas não consegue atingir esses objetivos? Para entender a solução de um problema, antes de mais nada, é preciso compreender o problema em si.

Sem dúvidas, uma das maiores prisões financeiras que existem no Brasil são as dívidas. Uma pesquisa da Febraban mostra que 70% das pessoas gastam todo ou mais dinheiro do que ganham. Com isso, podemos ir para a fala do professor e economista da USP, Paulo Feldmann, que afirma que mais de 40% da população brasileira está inadimplente e com dívidas que possuem uma média de mais de R$ 4.000.

Uma pessoa que gasta todo seu tempo trabalhando para pagar dívidas e não consegue dividir o dinheiro de forma adequada acaba prejudicada financeiramente e, a cada dia que passa, fica mais longe da liberdade financeira. Apesar do desejo de poder gastar com o que quiser ser real, muitos não conseguem atingir esse objetivo ou abrir mão de alguns hábitos que acabam sendo um tiro no próprio pé, como gastos desenfreados e má administração financeira.

Conquistando a sua liberdade: as etapas para conseguir administrar os seus fundos

A maioria das pessoas não sabe sequer por onde começar para administrar o seu dinheiro. Isso dificulta na hora de conseguir liberdade financeira e fazer uma boa gestão de riquezas. Administrar os bens é uma dificuldade da maioria dos brasileiros e que surge desde a juventude, principalmente pelo tabu que existe a respeito do dinheiro, proibindo esse assunto na maioria dos ambientes. Se você não falar sobre o dinheiro não vai conseguir lidar com ele de forma adequada.

Apesar das dificuldades em conseguir ter dinheiro guardado e disponível para as mais diversas necessidades, existem algumas dicas e estratégias que você pode seguir para garantir mais tranquilidade em relação às suas finanças. É importante lembrar que, mesmo que você consiga fazer a maior parte do trabalho sozinho, o ideal é contratar um profissional da área de administração, gestão e economia para te auxiliar nesse processo de libertação do dinheiro e independência financeira.

1. Invista o seu dinheiro sempre que possível

A ANBIMA indica que há um crescimento constante na quantidade de investidores no Brasil. Em 2021 apenas 33% da população investia seu dinheiro, versus 36% em 2022. Algumas pesquisas recentes mostram que hoje ainda mais brasileiros fazem investimentos constantes ou pontuais.

O investimento tem sido uma das melhores formas de ter liberdade e independência financeira. Isso porque esse é um jeito de ocupar o dinheiro sem grandes riscos e sem a interferência da desvalorização do real. Não há dúvidas de que essa é uma forma inteligente de conseguir preservar e aumentar a riqueza. Existem muitas formas de se investir fundos. Você pode fazer isso por meio de ações, compra de criptomoedas, investimento em mercados financeiros e até mesmo investindo em tesouros, como o Tesouro Direto.

2. Separe os gastos de forma coerente

Nesse momento, um gerente financeiro ou economista pode ser de grande ajuda, já que costuma ser bem difícil para a maioria das pessoas compreender quais são os seus gastos, obrigações e como dividir o dinheiro. A elaboração de uma planilha de gastos e divisão do dinheiro pode ser de grande ajuda nesse aspecto. Existem, inclusive, várias técnicas que podem te ajudar na divisão de fundos, como o método 50-30-20.

3. Saiba quais os seus limites financeiros

Condizente com o tópico anterior, é fundamental que você entenda quanto gasta com cada coisa, seja com alimentação, contas básicas (água, luz, internet), transporte ou até mesmo para pagar dívidas, se houverem. Isso vai te ajudar a conhecer seus limites, sabendo quanto você pode gastar, quanto deve economizar e quanto precisa ganhar para manter um certo estilo de vida.

Para entender esse tipo de dado, por exemplo, o economista deve estar ao seu lado. Ele poderá te ajudar a fazer os cálculos certos para entender melhor o funcionamento do seu dinheiro e para onde ele está indo todos os meses.

4. Sempre tenha dinheiro guardado

Essa pode parecer uma dica ultrapassada, mas uma pesquisa da Ipsos revelou que apenas 34% dos brasileiros conseguem fazer uma reserva. Assim, somente essas pessoas estão seguras caso haja alguma emergência ou problema financeiro.

Claro que, quando se fala em guardar dinheiro, é importante lembrar de não o fazer deixando “debaixo do colchão” como era feito antigamente. Hoje já existem diversas formas de ter dinheiro sempre disponível para saque, mas rendendo mensalmente ou anualmente. Assim, você pode escolher uma boa poupança para guardar o seu dinheiro. Separe mensalmente um percentual dos seus ganhos apenas para reserva. Caso tenha dificuldades com isso, procure ajuda profissional e dicas para guardar e economizar.

5. Tenha seus objetivos bem definidos

É importante que você tenha seus planos bem estabelecidos. Saiba com o que você quer gastar o seu dinheiro, seja uma viagem, móvel, imóvel ou até mesmo roupas. Ter os seus planos claros na sua mente é fundamental para garantir que você não vai se desviar no meio do caminho e gastar com outras coisas. Lembre-se sempre que você deve economizar com foco no objetivo final e, para isso, precisa ser resiliente.


planeje sua viagem


Chip viagem

Reserva de hotéis

Encontre a melhor opção de hospedagem para você

RESERVE AQUI

BOOKING

Chip viagem

Passagens aéreas

Os melhores preços para viajar no Brasil e no mundo

COMPRE AQUI

VAI DE PROMO

Chip viagem

Seguro viagem

Pesquise várias seguradoras e ganhe 15% de desconto

CONTRATE AQUI

SEGUROS PROMO

Chip viagem

Chip viagem

Acesse internet e telefone de qualquer lugar do mundo

CONFIRA AQUI

AMERICA CHIP