Notícias
Conheça os destaques do Festival de Turismo Mulheres no Mapa
- Créditos/Foto:Divulgação
- 18/Outubro/2016
- Maria Beatriz Vaccari
O Festival de Turismo Mulheres no Mapa tem como objetivo promover bate-papos, oficinas e atividades para destacar o protagonismo feminino no universo do turismo. A programação é bem variada e rola nas unidades do Sesc do Estado de São Paulo entre 21 de outubro e 6 de novembro.
É possível participar de excursões culturais e viagens. O programa Mulheres no Vale, por exemplo, leva as participantes a Vassouras, no Rio de Janeiro. Antigamente, a região abrigava mão de obra escrava, plantações de cana, cafezais e também servia de caminho entre Minas Gerais e o porto carioca. O roteiro, com saída programada para 28 de outubro, inclui visitas a fazendas com a intenção de conhecer a história das mulheres que se destacaram na região, como Marianna Crioula, líder de uma revolta de pessoas escravizadas.
O passeio São Paulo da Lina, que acontece em 22 de outubro, é uma boa oportunidade para explorar a capital paulista com base na biografia e criações da arquiteta Lina Bo Bardi. O roteiro passa por pontos como Casa de Vidro, MASP e Sesc Pompeia.
O tema turismo também vai ser pauta de cursos e eventos de bate-papo. Alguns destaques são: “Como viajar sozinha pode empoderar as mulheres” (21 de outubro), “Equidade de gênero e as mulheres no turismo” (21 de outubro), “Fórum vozes do feminino: mulheres viajantes” (22 de outubro), “Cômicas de viagem” (24 de outubro), “Gênero e turismo: uma relação ambígua” (24 e 31 de outubro, 10, 07,14, 21, 28 de novembro e 05 de dezembro) e “O feminino no mundo” (26 de outubro).
Assim como as viagens e passeios, os debates e minicursos contam com vagas limitadas. É preciso se inscrever e pagar uma taxa, que varia conforme o programa escolhido.