Dicas de Viagem
Como viajar de carro para o Mercosul
Para fugir dos roteiros prontos da agências de turismo, não há nada como alugar um automóvel e explorar os destinos desejados. Viajar de carro para o Mercosul, por exemplo, é uma delícia, principalmente quando se tem mais de um motorista. Assim, é possível aproveitar tudo sem se cansar ao volante e ainda aproveitar para curtir as paisagens que a estrada oferece.
LEIA MAIS: VÍDEO: DICAS PARA QUEM VAI VIAJAR DE CARRO
DICAS PARA VIAJAR DE CARRO COM O PET
Nesse caso, porém, é preciso saber que, ao sair do país, as regras em relação ao trânsito são um pouco diferentes e exigem atenção. Confira quais cuidados você deve tomar antes e durante a viagem.
O que é preciso ao viajar de carro para o Mercosul?
Quem vai viajar de carro, não importa o destino, precisa estar com a manutenção em ordem. Por isso, fazer uma revisão antes de pegar a estrada é essencial.
Para que possa conduzir o veículo é preciso estar com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida. O documento brasileiro tem validade nos países vizinhos. Dessa forma, não é preciso providenciar uma carteira internacional.
Outro item indispensável é um seguro auto. No Brasil, é possível ter um seguro de carro com coberturas para roubo, furto, colisões e muitas outras opções, mas os planos normalmente não são estendidos aos países vizinhos. Por isso, é obrigatório contratar o seguro Carta Verde, que cobre danos contra terceiros e atende aos países do Mercosul.
Apenas o Peru possui um seguro específico, o SOAT, que também pode ser contratado com facilidade. É possível fazer todos esses planos com a sua atual seguradora ou optar por outra. As coberturas referentes aos países vizinhos podem ser adquiridas por um tempo limitado, desde que contemple a sua viagem toda.
Lembre-se também de que os documentos do carro, como o Certificado de Registro e Licenciamento de veículo, precisam estar em dia. Além disso, é necessário ter alguns acessórios extras, como dois triângulos de sinalização, extintor de incêndio e kit de primeiros socorros.
Dicas para pegar as estradas do Mercosul
Depois de preparar o carro e checar toda a documentação, é hora de pôr o pé na estrada. Para que não cometa erros comuns, atente-se a essas dicas.
- Trace um roteiro para saber para onde seguir;
- Faça pesquisas a respeito de hotéis e pontos de parada para que o motorista possa descansar;
- Ande com os faróis acessos, mesmo durante o dia. Alguns países exigem este procedimento e, na falta dele, podem até cobrar multas;
- Assim como no Brasil, existem pedágios nas estradas dos países vizinhos e, em alguns deles, o valor é elevado. Faça uma pesquisa de preço antes de viajar para não ser pego de surpresa;
- O nome do combustível muda conforme o país. A gasolina pode ser chamada de nafta ou benzina.
Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org