Notícias
Aplicativos para usar durante os jogos olímpicos
- Créditos/Foto:VisualHunt.com
- 26/Julho/2016
- Maria Beatriz Vaccari
As Olimpíadas do Rio de Janeiro devem trazer uma grande quantidade de turistas ao País. O evento, que acontece de 5 a 21 de agosto, promete reunir quase 11 mil atletas de 204 países. Voluntários, jornalistas, torcedores, integrantes e delegações também estarão envolvidos com a grande comemoração esportiva.
Quem pretende ir aos jogos ou aproveitar a alta de turistas para fazer novos amigos pode usar alguns aplicativos de smartphone. Confira os mais úteis:
Programação
Alguns apps são uma boa opção para ajudar a montar uma programação das atividades e competições que acontecem durante os jogos olímpicos. O aplicativo Rio 2016, oficial do Comitê Olímpico Brasileiro, mostra os calendários dos jogos. Também dá para conferir mapas que indicam os locais de cada atividade. Além de indicar a rota da tocha olímpica, o software também irá mostrar as principais disputas, resultados e o quadro de medalhas em tempo real.
Quem quer saber de acessibilidade pode baixar o Guiaderodas. O aplicativo é uma boa para deficientes físicos, idosos, mães com carrinhos de bebês e até pessoas com limites de locomoção momentânea. Ele reúne o nível de acessibilidade dos estabelecimentos comerciais.
Transporte
Quem não quer pegar o carro para se locomover durante os jogos olímpicos pode usar aplicativos de táxi como Easy Taxi, 99Táxis e Vá de Táxi. Também dá para optar pelos carros simples ou luxuosos do Uber.
Se a preferência for pelo transporte público é possível usar o TRAFI. O app monitora os horários e rotas dos ônibus e coletivos da cidade do Rio de Janeiro. O Moovit também é uma boa opção para quem não conhece a cidade e precisa descobrir qual linha pegar. As passagens para ir de ônibus a outros destinos brasileiros podem ser compradas com facilidade por meio do Guichê Virtual, que conta com opções para mais de 4 mil destinos nacionais.
Os aplicativos de transporte também podem ser uma salvação para os esquecidos. Se a pessoa esquecer algo importante e não tiver tempo de voltar para buscar é possível chamar um motoboy pelo aplicativo Rapiddo. O trajeto do motorista pode ser acompanhado em tempo real na tela do smartphone.
Tradução
Os tradutores podem ajudar na hora da comunicação, principalmente se a pessoa não souber falar inglês. Atualmente, é possível se virar bem com softwares como Google Tradutor e o Duolingo.