Atrações
Washington D.C. – 10 dicas para curtir a capital dos EUA
- Créditos/Foto:Paulo Basso Jr.
- 30/Setembro/2024
- Paulo Basso Jr.
De todas as cidades grandes que conheci no mundo, Washington D.C. é a que mais precisa de planejamento prévio caso a ideia seja ir às principais atrações locais gastando pouco (ou nada) e sem dar com a cara nas portas.
Por isso, preparei este artigo com 10 dicas fundamentais que você precisa saber antes de visitar a capital dos EUA. Aproveite e confira também este guia completo com os 25 maiores pontos turísticos de Washington D.C. e roteiros para curtir a cidade.
Hotéis, pousadas e casas de aluguel em Washington D.C. – Encontre a melhor opção para você.
10 dicas para quem vai a Washington D.C
A principal dica para quem planeja ir a Washington D.C. é fazer reservas com antecedência nas atrações locais. Muitas delas são gratuitas, mas costumam ficar lotadas na alta temporada. Portanto, programe-se bem para não ter o acesso barrado.
Além disso, há outros pontos de atenção que devem ser levados em consideração na hora de montar um roteiro em Washington D.C. De forma geral, minhas recomendações são:
- Faça reservas antecipadas nas grandes atrações
- Preparea-se para medidas de segurança
- Esteja pronto para caminhar
- Faça tours de ônibus de dia e de noite
- Explore os museus gratuitos da Smithsonian Institution
- Contrate um seguro viagem EUA
- Compre um chip de viagem internacional
- Saiba onde ficar em Washington D.C.
- Veja onde ver as cerejeiras na primavera
- Explore os arredores, com destaque para Alexandria
Veja cada um desses pontos em detalhes:
1 – Faça reservas antecipadas nas grandes atrações
Muitas atrações, como o Capitólio, o Washington Monument (o famoso obelisco) e alguns museus populares, a exemplo do National Air and Space Museum, do United States Holocaust Memorial Museum e do National Museum of African American History and Culture, são gratuitas, mas exigem a apresentação de tíquetes reservados com antecedência.
Ir à Casa Branca, então, é ainda mais complexo, já que é preciso entrar em contato com a embaixada do Brasil em Washington D.C. Ela, porém, informa que está impossibilitada de prestar o serviço.
Portanto, é essencial verificar os sites oficiais dessas atrações e fazer reservas antecipadas quando possível, especialmente durante períodos de alta temporada.
2 – Preparea-se para medidas de segurança
Esteja preparado para passar por procedimentos de segurança rigorosos, como detectores de metais e inspeção de bolsas, ao visitar locais como o Capitólio e outros edifícios governamentais.
Em geral, o processo é simples e rápido. Em alguns lugares, é preciso tirar tudo do bolso, como se estivesse entrando em um banco. Em outros, não. Basta passar pelos detectores de metais e, caso algo seja apontado, mostrar.
Bolsas e mochilas são aceitas sem problemas, mas muitas vezes, revistadas.
3 – Esteja pronto para caminhar
Washington, D.C. é uma cidade compacta e muitas atrações estão localizadas no National Mall, um parque onde se caminha bastante. Ali estão o Washington Monument, o Capitólio, o Lincoln Memorial e diversos museus.
Uma boa dica é alugar bikes e patinetes elétricos para explorar a região. Há muitos disponíveis por lá. Fora isso, dá para usar o sistema de metrô para ir a outros bairros, mas ainda assim você, provavelmente, caminhará bastante. Portanto, leve roupas e tênis confortáveis na mala.
Ganhe tempo ao reservar este tour de bike pelas principais atrações de Washington D.C.
4 – Faça tours de ônibus de dia e de noite
Uma boa dica é usar os ônibus hop-on hop-off, nos quais você pode subir e descer quantas vezes quiser ao longo do dia em diversos pontos próximos às principais atrações da cidade. Dá para conferir o itinerário e reservar aqui, antes mesmo de sair do Brasil.
Fora isso, se tem um programa que vale a pena fazer em Washington D.C. é sair à noite para ver os principais monumentos da cidade iluminados. Inclua na lista, ao menos, a Casa Branca, o Capitólio, o Washington Monument e o Lincoln Memorial. Se der, vá também ao Jefferson Memorial.
Como algumas atrações ficam um pouco mais afastadas, há até excursões de ônibus que permitem ver o espetáculo noturno da capital americana. E o melhor de tudo é que dá para fazer reserva ainda no Brasil.
Reserve o tour de ônibus pelas principais atrações de Washington D.C.
5 – Explore os museus gratuitos da Smithsonian Institution
Washington, D.C. abriga a maior coleção de museus gratuitos do mundo, todos pertencentes à Smithsonian Institution. Entre eles estão o National Museum of American History, o National Museum of Natural History e a National Gallery of Art.
Há opções para todos os gostos, inclusive para crianças. Mesmo quem não se liga em arte encontra algum museu interessante por lá, que explora aviões, espionagem, os horrores do Holocausto e muito mais.
A maior parte dos museus da capital americana fica no National Mall.
6 – Contrate um seguro viagem EUA
Ao viajar, não deixe de fazer um seguro viagem. Afinal, os custos com saúde fora do Brasil costumam ser caríssimos e todos estão sujeitos a imprevistos.
Minha sugestão é entrar neste comparador online, que vasculha as principais seguradoras de viagem em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. É uma mão na roda, eu não viajo sem fazer isso.
O grande lance é que você economiza e ainda ganha um tempão na hora de fechar o seguro viagem. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.
7 – Compre um chip de viagem internacional
Confesso: não consigo viajar mais sem um chip viagem internacional. Ficar conectado é imprescindível por vários aspectos: comunicação, segurança e praticidade. Nunca se sabe quando você precisará falar com alguém, consultar algum endereço, resolver algum problema ou garantir alguma reserva.
Existem várias opções no mercado, mas o serviço que eu mais gosto é o chip de viagem da America Chip. Primeiro porque funciona bem na maioria dos lugares (em todo o mundo), e segundo porque o atendimento é ótimo. Eles têm até chips virtuais (eSim), o que facilita muito a vida na hora de instalar no telefone e usar. É realmente prático.
Não se esqueça de consultar os preços e contratar seu pacote antes de viajar. Negociei com eles, inclusive, um desconto de 10%. Basta usar o cupom ROTADEFERIAS para garantir o seu.
8 – Saiba onde ficar em Washington D.C.
Dupont Circle e um dos melhores bairros para se hospedar em Washington D.C., já que fica relativamente perto do National Hall (com algum esforço, dá para ir caminhando) e da Casa Branca. Fora isso, tem muitas opções noturnas.
Outros lugares indicados para ficar em Washington D.C. são o Penn Quarter, caso queira ficar ainda mais próximo dos museus do National Mall e do Capitólio (e de restaurantes estrelados), e Georgetown, por ser mais descolado e universitário, com ótima vida noturna.
- Para quem procura boa relação custo-benefício, as dicas são o Sonder The Quincy, Hyatt Place Washington DC/White House, o Residence Inn by Marriott Washington Downtown/Convention Center, o Canopy by Hilton Washington DC Embassy Row e o ARC Hotel.
- Você terá doses extras de conforto ao se hospedar no Lyle DC, no Henley Park Hotel e no Hotel Madera.
- Quem busca alto luxo deve considerar o Viceroy Washington DC, o The Dupont Circle Hotel, o Riggs Washington DC e o Waldorf Astoria Washington DC.
9 – Veja onde ver as cerejeiras na primavera
A florada das cerejeiras é um acontecimento aguardado ansiosamente todos os anos em Washington D.C. A cidade se enche de expectativa entre meados de março e a primeira quinzena de abril, enquanto os olhos atentos buscam a primeira indicação de quando as cerejeiras irão florescer.
Para saber quando as cerejeiras estarão em plena floração, a dica é ficar de olho até o último momento nas informações atualizadas disponíveis aqui.
O melhor lugar para ver as cerejeiras em Washington D.C. é ao redor do Lago Tidal Basin. Ali, tudo remete a um cartão-postal. É incrível.
10 – Explore os arredores, com destaque para Alexandria
Quem viaja para Washington D.C. pode explorar diversos estados nos arredores, como Virgínia, Maryland e Delaware. O maior destaque é Alexandria, uma cidade charmosa da Virgínia localizada a 20 minutos de carro do National Mall (com exceção dos horários de pico de trânsito, quando o tempo pode até dobrar) e a cerca de 50 minutos de metrô.
A dica ali é ir até Old Town, na altura da King St. Passeios à beira do rio e parques para as crianças brincarem fazem parte da programação, mas o que manda mesmo ali é a vida noturna.
Na King St e arredores há lojas de grife, bares e restaurantes de várias nacionalidades, passando por especialidades latinas, irlandesas e alemãs.