Quem pretende viajar com animais de estimação precisa tomar alguns cuidados especiais. A Turkish Airlines, uma das poucas companhias aéreas que permitem pets a bordo tanto nas classes econômica quanto executiva, separou várias dicas importantes para melhorar a experiência de voar com bichinhos.
Compare os preços de passagens das melhores companhias aéreas na Vai de Promo.
Dicas para viajar com animais de estimação
Antes de ir às dicas, é essencial destacar que, de acordo com os regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o transporte de animais incorre em uma taxa adicional. Os proprietários devem reservar o bilhete de seu animal de estimação com antecedência, considerando o limite de animais por voo. No site da Turkish Airlines, é possível calcular o custo de transporte do pet antecipadamente para evitar surpresas e imprevistos.
Abaixo, veja 10 dicas para voar com animais de estimação com segurança e tranquilidade:
1. Reserve com antecedência
É essencial reservar o lugar do animal de estimação com antecedência, já que há um limite máximo de bichinhos permitidos por voo.
2. Tipos de animais permitidos
Apenas gatos, cachorros e pequenos pássaros canoros (periquitos, canários) são permitidos na cabine da aeronave.
3. Compartimento exclusivo para animais
Cães e gatos com até 30 kg viajam em um compartimento especial na parte inferior da aeronave, perto da área de bagagem. O compartimento é iluminado e despressurizado.
4. Taxa de transporte de animais
É possível calcular a taxa de transporte para o animal de estimação antes da viagem. Essa dica é essencial para evitar imprevistos.
5. Limites de peso e tamanho
Os animais de estimação na cabine não podem exceder 8 kg, incluindo a transportadora. Para animais de estimação no porão de carga, as transportadoras não podem exceder 75 cm de altura, 75 cm de largura e 125 cm de comprimento, com um peso total de até 50 kg.
6. Animais de serviço
Cães-guia e de serviço têm permissão para viajar gratuitamente na cabine.
7. Documentação para viagens internacionais
Fique atento aos documentos necessários para viajar com animais de estimação. São eles: certificado de saúde e registro de vacinação contra raiva; passaporte para o trânsito de cães e gatos (opcional); Certificado Veterinário Internacional (CVI) e Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), válidos por 60 dias.
8. Verificar restrições de destino
Antes de viajar internacionalmente, certifique-se de que o animal de estimação possa ser transportado para o país de destino, considerando restrições dinâmicas.
9. Preparando seu animal de estimação para a viagem
Atualize as vacinas e acostume seu animal de estimação à caixa de transporte em casa. Além disso, leve o bichinho para um banho, tosa e corte de unhas antes da viagem.
Não esqueça de forrar a caixa de transporte com um tapete higiênico. Também vale a pena engajar os pets em atividades para deixá-los sonolentos durante o voo.
10. Hidratação e alimentação
Certifique-se de que o animal de estimação beba água e coma duas ou três horas antes do voo. É essencial levar a comida do bichinho para a jornada.