Notícias
Apenas brasileiros totalmente vacinados podem entrar na Suíça – veja as regras
- Créditos/Foto:Divulgação
- 03/Dezembro/2021
- Redação
Apenas quem sair do Brasil totalmente imunizado com as duas doses da vacina contra covid-19 (quando necessárias), tomadas nos últimos 12 meses, tem permissão para entrar na Suíça. Além disso, é obrigatório apresentar teste negativo PCR-RT ou cumprir quarentena.
As vacinas aceitas atualmente para entrar na Suíça são as Organização Mundial da Saúde: BioNTech, Moderna, Pfizer, Janssen, AstraZeneca, Sinovac (nome oficial da CoronaVac), Sinopharm e Serum Institute of India.
Reserva de hotel na Suíça – Confira os preços e as melhores opções aqui.
Exigências para viajar para a Suíça
Confira as novas regras publicadas em 3 de dezembro de 2021 a respeito da reabertura das fronteiras na Suíça. Os brasileiros serão aceitos nas seguintes condições:
- Após a segunda dose da vacina (ou vacina de dose única), será permitida a entrada no país no mesmo dia. São aceitas Pfizer, Moderna, AstraZeneca, Janssen / Johnson & Johnson, Sinopharm e Sinovac (CoronaVac). No caso desta última, é preciso solicitar adicionalmente o Certificado COVID suíço para circulação de indivíduos vacinados no exterior (veja mais abaixo).
- Necessário que a última dose da vacina (ou dose única) tenha sido tomada nos últimos 12 meses.
- Apresentar teste PCR-RT de covid-19 negativo e realizado até 72 horas antes do embarque.
- Repetir o teste em território suíço entre o quarto e sétimo dia após a chegada. Neste caso, pode ser do tipo PCR-RT ou antígeno.
- Ao entrar na Suíça, os contatos dos viajantes serão solicitados para controle de dados.
- Crianças de até 16 anos acompanhada pelos pais são isentas de comprovação de vacinação.
- Passageiros entre 16 e 18 anos não precisam apresentar o certificado de imunização, apenas teste PCR-RT negativo válido dentro das 72 horas.
- Para passageiros em trânsito/conexão, é necessário verificar as regras com a cia aérea.
- Para a comprovação de imunização dos brasileiros, basta apresentar o comprovante de vacinação junto ao passaporte. Ele deve conter: nome, data de nascimento, data da vacina, nome da vacina administrada e nome e endereço do local de vacinação. Veja aqui como tirar pelo ConecteSus.
- Para retornar ao Brasil, é necessário sempre apresentar o teste PCR-RT negativo feito até 72 horas antes de embarque, ou de antígeno, realizado até 24 horas antes da viagem.
Como provar que tomou a vacina para entrar na Suíça
De acordo com a autoridade de turismo do país europeu, os brasileiros poderão entrar na Suíça ao apresentar o cartão da vacinação do SUS com o nome completo do passageiro. Quem tiver até 16 anos está isento da medida e poderá viajar com os pais vacinados, sem a exigência de apresentar testes.
Seguro viagem na Suíça é obrigatório – Clique aqui para contratar o seu e ganhe 5% de desconto ao usar o cupom ROTADEFERIAS5.
Certificado COVID suíço
Qualquer pessoa que tenha sido vacinada no exterior com um imunizante aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), cuja lista não inclui a CoronaVac, pode obter um certificado COVID suíço válido por 365. Quem tomo a CoronaVac também pode emiti-lo, mas, neste caso, a validade é de 30 dias e o documento é aceito apenas na Suíça (não é válido em outros países da Europa).
Após os 31º dia de estada no país, os turistas vacinados com CoronaVac devem realizar testes rápidos Sars-CoV. O teste RT PCR é válido por 72 horas a partir do momento da coleta da amostra, e o teste rápido de antígeno é válido por 48 horas a partir do momento da amostragem.
O formulário para requerimento do certificado COVID suíço pode ser baixado aqui. O prazo para o recebimento é de até cinco dias.
Documentos necessários para solicitar o certificado COVID suíço
- Informações sobre sua nacionalidade (por exemplo, cópia do passaporte).
- Confirmação da vacinação (por exemplo, certificado de vacinação com detalhes do titular, vacinas administradas, a instituição que realizou a vacinação, data da vacina. O turismo da Suíça sugere a plataforma ConectSUS, na qual é possível emitir o certificado de vacinação digital com QR Code. Para aqueles que já foram totalmente imunizados, o sistema disponibiliza o certificado em espanhol e inglês
- Motivo da sua estadia na Suíça, quanto tempo você está hospedado e local.
- Prova de chegada à Suíça (por exemplo, passagem aérea, passagem de trem ou reserva de acomodação).
- Os documentos necessários devem ser apresentados em alemão, francês, italiano ou inglês.
- Após submeter a sua solicitação, é necessário baixar o aplicativo COVID Certificate gratuitamente na Apple Store ou na Google Play Store.
- Para a aquisição do certificado será cobrado uma taxa para cobrir os custos de emissão, que custa, em média CHF 30.
- Os certificados de cidadãos da União Europeia são aceitos, porém convertidos em um certificado da Suíça.
OBs: Nota atualizada em 3 de dezembro de 2021.