Notícias
Por que a Sardenha é um dos lugares mais incríveis da Itália
- Créditos/Foto:Massimo Virgilio on Unsplash
- 28/Janeiro/2021
- Redação
Com montanhas que emergem em meio às águas azul-turquesa do Mediterrâneo, a Sardenha é uma das regiões mais incríveis da Itália. Não faltam praias exuberantes nos principais balneários da região, como Costa Esmeralda, que tem Porto Cervo como principal cidade.
Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.
Um ambiente marcado por tradições antigas e vida noturna alegre e colorida toma conta de Porto Cervo, que deve o nome ao formato de sua enseada, cujo aspecto lembra os chifres de um cervo. Mas há outros destaques nos arredores, como Porto Velho, um dos portos mais turísticos do Mediterrâneo, e Porto Rotondo, repleto de vilas e praças.
Fora da costa, nas montanhas da Sardenha, a dica é explorar a área de Gennargentu. A região é rica em flora e fauna, com seus muflões, águias-reais, cervos vermelhos e várias outras espécies ameaçadas de extinção.
Neste post você vai ler:
O que fazer na Sardenha
Há muitos lugares para visitar em todas as províncias da Sardenha: As províncias da região são: Cagliari (capital regional), Carbonia-Iglesias, Nuoro, Olbia-Tempio, Oristano, Medio Campidano, Sassari e Ogliastra. Destinos como San Teodoro, Santa Teresa di Gallura, Poltu Quatu e Baia Sardinia são obrigatórios.
Visitar o arquipélago de Maddalena e suas “sete irmãs”, que formam as principais ilhas do arquipélago, e navegar ao longo da costa do Parque Nacional de Maddalena, um local perfeito para mergulho, também proporcionam grandes experiências.
Caprera, a segunda maior Ilha depois de Maddalena, é repleta de pastagens e pinhais. Ali viveu Garibaldi, em uma casa transformada em museu e que guarda as recordações do “herói de dois mundos”, bem como o túmulo dele e de sua família.
Vale a pena ainda navegar de Caprera a Bocche di Bonifacio, onde fica a Ilha Budelli, selvagem e desabitada. O local abriga a encantadora Praia Rosa, uma obra-prima natural que leva seu nome pelos tons rosados de sua areia, seus corais e algumas conchas especiais.
Ainda na costa noroeste da Sardenha, em frente ao Parque Natural da Ilha Asinara, está Stintino, que combina o encanto de uma animada vila de pescadores com instalações de alojamento de boa qualidade. Essa pequena cidade litorânea, que surge como uma pintura com suas casas brancas e o contraste entre o mar cristalino e o céu azul claro, oferece diversas atividades ao ar livre, como golfe, ciclismo e cavalgada.
Já em frente à conhecida Praia La Pelosa encontra-se a torre de mesmo nome, uma estrutura aragonesa do século 16. Enquanto isso, na costa centro-leste da ilha, no Golfo de Orosei, há mais praias de areia branca e natureza selvagem. Muitas cavernas e enseadas vale a visita por lá, sobretudo em lugares como Cala Biriola, Grotta Bue Marino, Cala Liberotto e Cala Goloritzè.
Em Cagliari, por sua vez, dá para admirar colônias de flamingos em uma lagoa e aproveitar as tradicionais feiras que ocorrem o ano todo na cidade. Entre elas está a Festa de Sant’Efisio, um dos eventos religiosos e folclóricos mais importantes da Sardenha.
Ruínas da Sardenha
Uma vez na Sardenha, vale a pena visitar também os complexos nuráguicos espalhados por toda a ilha. Esses monumentos são únicos no mundo, testemunhando uma cultura antiga que – embora tenha durado do século 16 ao 15 a.C. ainda guarda muitos segredos.
Barumini | Divulgação
As construções nuráguicas são compostas por grandes blocos de pedra e desenvolvidas em torno de uma torre central em forma de cone. Elas se concentram em diversos sítios arqueológicos, onde é possível sentir o encanto arcaico de antigos rituais e da vida doméstica dessa cultura. O complexo Barumini, na província de Cagliari, é um dos mais visitados e figura na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Onde ficar na Sardenha. Confira aqui as melhores opções de hotéis e pousadas e faça sua reserva.
Onde comer na Sardenha
Não se pode sair da ilha sem provar o saboroso porceddu, leitão grelhado servido em tabuleiros de cortiça e coberto com ramos de murta. Quanto aos peixes, a lagosta de Alghero, a bottarga das Cabras e o atum Carloforte são excelentes. Outros pratos exclusivos de frutos do mar são a sopa de amêijoa e o espaguete com ouriços do mar.
Enchidos e queijos também marcam a gastronomia local, que ainda destaca o ótimo pecorino da Sardenha. Ele harmoniza perfeitamente com vinhoso como o Vermentino di Gallura ou o Cannonau, ambos da Sardenha. O licor de murta também é delicioso e pode servir para brindar uma viagem dos sonhos para a ilha italiana.
Reserva de hotéis na Sardenha
O Rota de Férias trabalha com o programa de afiliados do Booking.com para a reserva de hotéis. Com ele, você pode fazer reservas antecipadas de hospedagem nos hotéis, resorts, pousadas e outros tipos de acomodação sugeridos pelo site. Há opções, no Brasil e no mundo, com uma política adequada de cancelamento e todas as informações que você precisa
Clique aqui para fazer suas buscas e reservas de hotéis na Sardenha.
Passagem aérea
O robô do Skyscanner, parceiro do Rota de Férias, é um dos mais eficientes do mundo para a pesquisa de passagens aéreas. Ao acessá-lo você pode pesquisar o valor oferecido por diversas empresas para a rota desejada. Também pode criar alertas de aviso quando os preços do roteiro escolhido forem modificados.
Clique aqui para reservar e comprar sua passagem.
Aluguel de carro na Sardenha
Na hora de alugar um carro na Sardenha, vale a pena fazer a reserva com a Rentcars.com. O site faz uma pesquisa com as melhores locadoras do mercado, de acordo com o período da viagem e o modelo que você deseja alugar. Assim, é possível ganhar tempo na hora de planejar a viagem e garantir os melhores preços
Clique aqui para pesquisar e alugar um carro na Sardenha.
Seguro de viagem na Itália
Encontre as melhores opções do mercado de seguro de viagem, de acordo com o período e o local que irá visitar, a partir das pesquisas realizadas pelo Seguros Promo. O site exibe uma comparação com os valores oferecidos pelas principais operadoras do mercado, garantido assim pra você os melhores preços.
Clique aqui para fazer seu seguro de viagem na Itália.
Chip de telefone e internet na Itália
Na hora de viajar para destinos fora do Brasil, como a Itália, um chip de internet e telefone é essencial. Com ele, dá para se comunicar e acessar a web de qualquer lugar. Temos uma parceria especial com a Viaje Conectado, que oferece diversos pacotes com 10% de desconto. Use o cupom rotadeferias.
Clique aqui para comprar seu chip de viagem na Itália.