Notícias
Novo navio da Costa Cruzeiros é entregue na Finlândia
- Créditos/Foto:Divulgação
- 13/Dezembro/2019
- Redação
Novo navio da Costa Cruzeiros, o Costa Smeralda foi entregue para a companhia na última semana. A embarcação é movida a Gás Natural Liquefeito (GNL), combustível cuja tecnologia é a mais avançada da indústria marítima e faz parte de uma iniciativa da armadora que visa reduzir significativamente o impacto ambiental. A cerimônia de entrega ocorreu no estaleiro Meyer Turku, na Finlândia, onde o navio foi construído.
Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.
Novo Navio da Costa Cruzeiros
O Costa Smeralda é o primeiro navio da frota da Costa a usar GNL tanto no porto quanto no mar. Ele integra um plano de expansão que inclui um investimento de mais de 6 bilhões de euros em sete novos transatlânticos a serem entregues até 2023 ao Grupo Costa.
Cinco dos navios – incluindo o Costa Smeralda e seu irmão gêmeo, o Costa Toscana, já em construção também em Meyer Turku e com entrega prevista para 2021 – serão movidos a GNL. Com a chegada do Costa Smeralda, a frota do grupo Costa passou a somar 29 embarcações em operação, todos de bandeira italiana.
O uso de GNL é um grande avanço para minimizar o impacto ambiental e melhorar, significativamente, a qualidade do ar, uma vez que elimina as emissões de dióxido de enxofre (zero emissões) e de partículas (redução de 95 a 100%). O gás também reduz as emissões de óxido de nitrogênio (diminuição direta de 85%) e CO2 (redução de até 20%).
Em 21 de dezembro, o Costa Smeralda partirá de Savona para seu primeiro cruzeiro regular de uma semana, com escalas em Marselha, Barcelona, Palma de Maiorca, Civitavecchia/Roma e La Spezia.
Além do uso de GNL, o navio incorpora inovações tecnológicas projetadas para reduzir ainda mais o impacto ambiental. Entre elas, a necessidade diária de água alcançada diretamente do mar, graças aos sistemas de dessalinização; o consumo de energia reduzido ao mínimo usando luzes LED; o projeto do casco do navio, que diminui significativamente a resistência na água, os elevadores de última geração recuperam a energia ao reintroduzi-la no sistema de eletricidade; e a coleta e a reciclagem de 100% dos materiais como plástico, papel, vidro e alumínio.
LEIA MAIS: COSTA PACIFICA VAI VOLTAR PARA O BRASIL NA TEMPORADA 2020
VIAGEM DE NAVIO: CONHEÇA AS VANTAGENS DE FAZER UM CRUZEIRO
O Costa Smeralda irá dedicar atenção ao tema da alimentação por meio do programa 4GOODFOOD, que visa diminuir o desperdício de alimentos e recuperar os excedentes para fins sociais. No Restaurante LAB – Laboratório de Sabor, espaço que convida o hóspede a preparar sua própria refeição, o alimento ganhará uma abordagem divertida para envolver o passageiro na sustentabilidade alimentar.
Com mais de 180 mil toneladas e mais de 2.600 cabines, o Costa Smeralda é resultado de um projeto liderado pelo arquiteto Adam D. Tihany e criado para introduzir aos hóspedes o melhor da Itália em um só lugar. Tihany contou com quatro prestigiadas empresas internacionais de arquitetura para projetar as diversas áreas do navio.
Todos os móveis, iluminação, tecidos e acessórios foram fabricados na Itália, sendo que algumas peças foram produzidas especificamente para o novo navio. O design italiano será a grande estrela no CoDe – Costa Design Museum, o primeiro museu instalado em uma embarcação de cruzeiro. Há ainda o Solemio Spa; espaços de entretenimento; bares temáticos e 11 restaurantes, incluindo um ambiente direcionado às famílias com crianças.
Viagem de navio – temporada brasileira
E já que o assunto é sobre cruzeiros, confira na galeria todos os navios que virão para o Brasil na temporada 2019/2020.