Notícias
Museu do Louvre, em Paris, digitaliza e passa a oferecer acervo online gratuitamente
- Créditos/Foto:Shutterstock
- 31/Março/2021
- Redação
Diante do isolamento social forçado pela pandemia do novo coronavírus, o Museu do Louvre, em Paris, resolveu digitalizar e oferecer seu acervo online gratuitamente. Para acessar a coleção, que conta com cerca de 482 mil peças, basta entrar neste link e fazer buscas pelas obras.
Clique aqui para receber as notícias do Rota de Férias por e-mail e ganhe um e-book exclusivo com dicas de viagem.
“O Louvre está tirando a poeira de seus tesouros, mesmo os menos conhecidos”, disse Jean-Luc Martinez, diretor-presidente do Museu do Louvre em comunicado. “Pela primeira vez, qualquer pessoa poderá acessar toda a coleção de obras de um computador ou smartphone gratuitamente, estejam elas em exibição no museu, emprestadas ou armazenadas”, completou.
Neste post você vai ler:
Principais obras do Museu do Louvre
Não se pode dizer, porém, que todo o acervo do Louvre está disponível na internet por um motivo simples: ninguém sabe ao certo qual é o tamanho dele, uma vez que há peças ainda não catalogadas espalhadas em diversas partes do mundo. De qualquer forma, as principais obras do museu, como o quadro “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, a escultura “Vênus de Milo” (artista desconhecidos) e diversas peças da Antiguidade, sobretudo de povos egípcios e gregos, estão disponíveis.
Seguro viagem na Europa é obrigatório – Clique aqui para contratar o seu e ganhe 5% de desconto ao usar o cupom ROTADEFERIAS5.
Casualmente, algumas obras não poderão ser vistas. O Louvre não deixou claro o motivo, mas há peças que pertencem a países que adotam leis diferentes de exibição e até mesmo algumas que já podem ter sido furtadas do acervo real.
Martinez acredita que, de qualquer forma, a liberação do conteúdo online será importante para o futuro do museu. “ Tenho certeza de que o acervo digitalizado vai inspirar ainda mais as pessoas a virem ao Louvre para descobrir as coleções pessoalmente”, ressaltou.
Com um chip viagem internacional, você pode usar internet em qualquer lugar da Europa. Aplique o cupom rotadeferias na Viaje Conectado e ganhe até 10% de desconto.
Para isso, o Louvre criou um sistema em que é possível navegar por um mapa interativo que leva a diferentes salas do museu. A solução online ainda permite fazer pesquisas simples ou avançadas e acessar galerias divididas por tamas.
De acordo com o comunicado publicado pelo Louvre, a plataforma digital será frequentemente atualizada conforme novas peças sejam adquiridas pela entidade. Portanto, não há prazo para que o sistema saia do ar.
O MELHOR DA FRANÇA
Quando planejamos nossas viagens para a França, deixamos tudo pronto antes mesmo de sair do Brasil, a fim de evitarmos contratempos e problemas com outros idiomas e costumes. Com as ferramentas certas, que confiamos a ponto de torná-las nossas parceiras, compramos passagens aéreas mais baratas, alugamos carros com antecedência e reservamos hotéis. De quebra, organizamos todos os passeios, transfers e ingressos para eventos com mais segurança e pagando menos.
Para quem vai à França, vale lembrar ainda que é obrigatório fazer um seguro viagem e uma excelente ideia comprar um chip de viagem internacional. Dessa forma, você viaja com tudo regularizado e, como se não bastasse, tem acesso à internet em todos os países da região, mesmo fora do hotel.
Reserva de hotéis na França
A oferta de hotéis na França é ampla e vai desde campings, pousadas e bed and breakfasts até resorts luxuosos. Para escolher a melhor opção em cada país, usamos o Booking.com. No site, dá para ver preços, fotos, políticas (de cancelamento, horários de check in e check out, se serve café da manhã…) e, o principal, a opinião de pessoas que já ficaram no estabelecimento. A partir daí, fazemos reservas antecipadas com poucos cliques e só temos o valor descontado do cartão de crédito quando chegamos ao destino, o que torna tudo muito mais fácil.
Clique aqui para pesquisar e reservar hotéis na França.
Passagem aérea para a França
Quando pesquisamos passagens aéreas para a França, usamos o site Skyscanner. Motivos para isso não faltam. Para começar, ele analisa as principais companhias aéreas de uma vez e apresenta na tela os melhores valores. Além disso, dá para procurar por tempo de voo, conexão, analisar os preços mais baixos em um determinado período e até receber alertas caso novas ofertas apareçam.
Clique aqui para reservar e comprar passagens mais baratas para a França.