Notícias
Tom Zé e Maria Bethânia se apresentam em evento online do Museu da Língua Portuguesa
- Créditos/Foto:Shutterstock
- 05/Maio/2021
- Redação
O Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo, está realizando uma série de eventos para celebrar o Dia Internacional da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de maio. A programação inclui visitas presenciais para a mostra Língua Solta, cujos ingressos já estão esgotados, e diversas lives ao longo do dia, todas elas com tradução simultânea na linguagem de libras, a Língua Brasileira de Sinais. Todos os vídeos, que serão exibidos aqui, contam com legenda.
Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.
O evento comemorativo marca uma pré-reabertura do Museu da Língua Portuguesa. Depois de pegar fogo em 2015, o local passou por grandes reformas e tem previsão de voltar a funcionar em julho deste ano. Até lá, quem quiser fazer uma visita virtual para conferir como o espaço era antes de ter as instalações destruídas pode entrar aqui.
Lives no Museu da Língua Portuguesa
Tom Zé e Maria Behtânia são os grandes destaques da programação do museu durante o Dia Internacional da Língua Portuguesa. A programação online ainda contempla um bailão de letras e diversas homenagens à linguagem. Confira:
Siga a cobertura de nossos repórteres no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories repletos de informações.
11h – Nós da língua portuguesa do mundo
Debate entre escritores de diferentes países de língua portuguesa sobre esse idioma que continua se reinventando, em sua imensa diversidade. Convidados: Mia Couto (Mocambique), José Eduardo Agualusa (Angola) e Inês Pedrosa (Portugal). Mediação: Roberto Pinho.
Pílula – Eu de cá e tu de lá
Exibição de vídeo de brincadeiras com palavras do Brasil, Cabo Verde e Moçambique.
13h – Bailão das Letras: o funk e a literatura – ao vivo
Criadores de conteúdo no Instagram desafiam os preconceitos contra o funk e mostram sua relação com a literatura no dia a dia. Com Funkeiros Cults (Dayrel Teixeira), Se Poema Fosse Funk (Murilo Lense) e Jeferson Delgado (Favelabusiness) com mediação de Andreza Delgado (PerifaCon).
Pílula – Eu de cá e tu de lá
Exibição de vídeo com brincadeiras com palavras do Brasil, Cabo Verde e Moçambique.
15h – As línguas do Brasil – ao vivo
Neste encontro virtual, os escritores Geovani Martins e Amara Moira, junto com a pesquisadora e curadora de Literatura Indígena Julie Dorrico, falam sobre as variedades, influências e resistências expressas nos falares brasileiros. Mediação: Marcelino Freire.
Pílula – Eu de cá e tu de lá
Exibição de vídeo de Brincadeiras com palavras do Brasil, Cabo Verde e Moçambique.
17h – Língua Solta – ao vivo
Os curadores Moacir dos Anjos e Fabiana Moraes apresentam a exposição temporária Língua Solta, criada para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa.
17h10 – Performance de Tom Zé – Língua Solta
O compositor Tom Zé realiza uma performance criada com exclusividade a partir do seu olhar sobre a exposição Língua Solta.
18h – Maria Bethânia lê “Os Argonautas”
Encerramento institucional, com Marília Bonas, diretora técnica do Museu da Língua Portuguesa. Na sequência, para encerrar a programação, em vídeo gravado com exclusividade para o museu, a cantora Maria Bethânia lê a canção de Caetano Veloso inspirada no poema de Fernando Pessoa, marcado pelos versos “Navegar é preciso / Viver não é preciso”.