Notícias
Vai viajar no feriado? Confira dicas para evitar imprevistos
- Créditos/Foto:Divulgação/Turismo da Suíça
- 11/Abril/2017
- Maria Beatriz Vaccari
Os feriados prolongados estão com tudo em 2017. Só entre 14 de abril e 1º de maio, serão três. A galera que vai aproveitar as folgas para viajar precisa tomar alguns cuidados para evitar contratempos. A Assist Card, empresa de assistência ao viajante, elaborou dez dicas para que os passageiros se mantenham seguros e aproveitem ao máximo suas viagens ao longo do ano.
LEIA MAIS: Conheça os países que exigem seguro viagem
Faça um planejamento
Planejamento é um dos segredos para fazer uma viagem tranquila. Vale a pena preparar um roteiro de viagem (desde a saída de casa para o aeroporto até a volta) e pesquisar sobre costumes e regras de cada destino. Recomenda-se que o viajante também pesquise sobre a cultura e gastronomia do local.
Verifique documentos
Antes de sair de casa, cheque todos os documentos. Países do Mercosul liberam a entrada de brasileiros apenas com o RG – a data de emissão não pode ultrapassar dez anos. Para outros destinos internacionais, é preciso apresentar o passaporte. Alguns também exigem vistos específicos.
Confirme suas reservas
Normalmente, os sites de reservas de hotéis funcionam bem. Entretanto, vale a pena reforçar a confirmação. Se tiver comprado as diárias pela internet, entre em contato com o estabelecimento para verificar se o seu quarto está realmente reservado. O mesmo vale para excursões e passeios.
Bagagem
Na hora de preparar a bagagem para uma viagem de avião, siga conselhos de especialistas para organizar os itens da melhor forma possível. Quando a mala estiver fechada, adicione tags de identificação e aplique adesivos ou fitas coloridas para diferenciá-las facilmente nas esteiras. Para evitar problemas, não despache objetos de valor, documentos importantes e dinheiro. O ideal é carregar esses itens em bolsas de mão ou doleiras.
Vacinas e medicamentos
Alguns países exigem vacinas, como a da febre amarela. O viajante deve tomar uma dose pelo menos 10 dias antes do embarque e apresentar a carteira de vacinação na imigração. O pessoal que usa medicamentos controlados precisa fazer um estoque para a viagem e carregar receitas para comprovar que realmente utilizam os remédios.
Assistência em viagem
Imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Os planos de assistência viagem podem ser uma boa opção para quem quer passear sem esquentar a cabeça. Os pacotes cobrem diversas necessidades, como assistência médica, auxílio odontológico, assessoria jurídica e problemas com extravio de malas.
Gestantes e idosos
Mulheres grávidas e idosos precisam tomar cuidados extras. Em alguns casos, as companhias aéreas reservam lugares mais espaçosos e confortáveis para as futuras mamães. A galera que chegou à melhor idade precisa evitar tours muito desgastantes e tomar cuidado com a alimentação.