Notícias
Destinos de férias: 7 pratos famosos pelo mundo
- Créditos/Foto:Melissa Walker Horn
- 10/Dezembro/2018
- Redação
A gastronomia típica de alguns destinos de férias podem alimentar as lembranças e boas experiências vivenciadas durante uma viagem. Entre sabores doces e salgados, amargos ou azedos, há um quinto elemento que desperta o paladar. Trata-se do umami, caracterizado pelos especialistas como a continuidade do sabor do alimento mesmo depois de consumi-lo, além do aumento da salivação. A chef Lisiane Miura listou sete pratos famosos pelo mundo que podem despertar essa sensação.
LEIA MAIS: VEJA O QUE A GASTRONOMIA BRASILEIRA TEM A OFERECER
HONG KONG OFERECE BOA GASTRONOMIA E PASSEIOS CULTURAIS
Destinos de férias: 7 pratos famoso pelo mundo
Lisiane explica que tomates, queijos, milhos, carnes bovinas e suínas são exemplos tradicionais de alimentos umami. Confira abaixo sete pratos conhecidos pelo mundo, em grandes destinos de férias, para aproveitar melhor a gastronomia típica de cada lugar:
1. Brasil
Há umami em diversos pratos típicos do Brasil, como na feijoada, no vatapá, no bobó de camarão e no acarajé. Baião de dois, pato no tucupi, empadão goiano e churrasco são parte da gastronomia nacional que também despertam a sensação.
2. Espanha
Também conhecido como cozido espanhol, o puchero é uma receita que utiliza alimentos ricos em umami em suas preparações. A mistura da carne suína com bovina costuma agradar (e muito!) o paladar.
3. Portugal
Ingrediente clássico da culinária portuguesa, o bacalhau foi descoberto no século 15. Hoje, o alimento é conhecido como ‘fiel amigo’ dos portugueses. Eles são os maiores consumidores da bacalhoada tradicional, que conta com acompanhamentos umami, como tomate, cebola, ovos, batatas e o próprio peixe.
4. Suíça
A fondue é um prato que surgiu na Suíça durante a Segunda Guerra Mundial. A iguaria foi criada pelos camponeses produtores de leite e fabricantes de queijo, que utilizavam o resto dos produtos para preparar este prato simples, mas saboroso. O fato de ele ser servido quente ajudou bastante aos nativos a suportar o rigoroso inverno da região.
O queijo, base do prato na versão salgada, é um ingrediente muito versátil e que proporciona o umami.
5. Itália
Nos países da Europa, principalmente na Itália, queijos e molho de tomate, ricos em umami, fazem parte do hábito alimentar. É possível encontrar essa união em um prato de macarronada, que, além de ser muito saboroso, é uma excelente pedida para uma refeição tipicamente europeia.
6. Japão
O sushi, que combina peixe e arroz, surgiu na culinária japonesa pela necessidade de armazenamento de peixe cru. O arroz cozido auxilia na conservação dos peixes por mais dias, por conta da liberação do ácido acético e láctico. A iguaria, na forma que conhecemos hoje, nasceu nas mãos do cozinheiro Hanaya Yohei e, após sua popularização, sofreu alterações e ganhou o acréscimo da alga.
7. Estados Unidos
O hambúrguer é um queridinho de muitas nações. Surgiu nos Estados Unidos, segundo a história mais tradicional. Entretanto, a combinação de pão com bife de carne moída vem dos alemães, que chegavam do Porto de Hamburgo durante a segunda metade do século 19. Os complementos, como queijo e tomate, também são ricos em umami.